Nos primeiros dois anos de vida, o bebê ultrapassa inúmeros desafios, como em um videogame que há inúmeras fases. Cada fase representa uma nova descoberta, apesar de termos a falsa ideia que, nos primeiros meses, o bebê não aprende muitas coisas e apenas dorme e come. No entanto, é justamente nessa fase que tem mais facilidade de aprendizado e absorve tudo o que tem acesso.
A aprendizagem é gradual
Uma etapa importante no desenvolvimento do bebê é o aprendizado de cores e formatos, que por consequência, leva o bebê aprender outras coisas, como formar frases, ordem das palavras, adjetivos, aprendem a pintar e montar quebra cabeça. Aos 4 meses, os pequenos começam a notar as cores, mas demoram mais tempo em conseguir ligar as cores ao seu nome, como ainda não entendem o significado das palavras, para eles, é um conceito abstrato. Logo, não conseguem fazer conexão, por isso, é necessário trabalhar uma cor de cada vez e com bastante repetição para que ele consiga associar a palavra a cor.
Brinquedos estimulam o aprendizado
Os brinquedos ajudam muito no desenvolvimento cognitivo e racional dos bebês, são boas ferramentas para eles aprenderem as cores, e os sensoriais são os que mais estimulam. Quebra-cabeças, brinquedos com formas de encaixe e com cores diferentes são boas ferramentas para aprendizado do seu pequeno, pois as nossas mãos e nossos dedos se conectam direto com o nosso cérebro, em especial o dedo polegar. Logo, ao pegar os brinquedos, movimentá-los, encaixar figuras é uma aventura para a criança, que faz inúmeras descobertas.
Ensine uma cor e um formato de cada vez
Nos primeiros anos de vida, a criança vai desenvolvendo suas habilidades gradualmente. De início, o ideal é usar brinquedos de cores primárias, alegres e vibrantes para que ele consiga captá-las em movimento e conseguir se concentrar. Aliás, é comprovado que elas chamam mais atenção e crianças amam cores. Segundo especialistas, o vermelho é a primeira cor que os bebês conseguem ver com clareza depois das cores de grandes contrastes como preto e branco que vêem desde o nascimento. Utilize objetos diferentes da mesma cor e depois os mesmos objetos de cores diferentes, até que ele associe, e faça o mesmo com as formas.
Não é à toa que tudo relacionado aos pequenos são tão coloridos – inclusive meus cabelos =) Apesar de temos o hábito de fazer todo o seu quarto em cores bem clarinhas, que trazem mais calma ao seu bebê, as cores vibrantes despertam grande interesse e curiosidade.
É importante usar chocalhos, argolas, blocos, e naninhas coloridos, deixando sempre ao alcance do seu pequeno. Os pais devem estimular também, como por exemplo, ao pegar um objeto, falar a sua cor, ou falar a cor da comida quando for comer algo. Sempre associando a cor e seu respectivo nome.
Elementos geométricos como quadrados, triângulos, espirais ajudam o bebê aprender os formatos, ter noção de espaço e reter a atenção, são excelentes opções de brinquedos. Assim, ele vai organizando as informações, refinando seu conhecimento sobre cores, texturas e formatos dos objetos, construindo sua percepção sensorial e seu raciocínio.