Aprender está diretamente associado ao desenvolvimento pessoal, em competências, comportamentos, habilidades, conhecimentos e valores que se adquire ou que são alterados com as experiências, estudos, pensamentos e análises. Aprender é essencial na vida de um ser humano e existem diversas formas em que o aprendizado é construído. Seja através do estudo formal ou vivências, é importante sempre ter estímulos e sermos ensinados desde cedo a buscar aprender sempre mais. 

A idade influencia no aprendizado ao modo em que temos acesso às informações. Por isso é tão importante sermos motivados a estar buscando esse conhecimento e consequentemente desenvolvendo nossos próprios meios em lidar com esses  aprendizados. Além de facilitar o processo, tornamos a aprendizagem mais prazerosa,  potente, diversa e mais eficaz, gerando mais resultados. Existem inúmeras teorias sobre como aprender, algumas falam que a aprendizagem é por meio de etapas.

Os bebês possuem mais de 100 bilhões de neurônios, mas para que eles funcionem de uma forma que irá beneficiar o bebê, principalmente, futuramente, é preciso estimular os aprendizados ainda novinho. Aliás, quanto mais novo, melhor. É fundamental para o desenvolvimento do seu bebê viver experiências ricas, e diversas, expondo seu pequeno a multitud de possibilidades de aprendizado que ocorrem no dia-a-dia, com leituras, músicas e movimentos, brincadeiras, chamego, etc. Dessa forma, ele vai desenvolvendo suas habilidades na linguagem, análise e cognição além de seu sócio emocional desde muito novo. 

Como é a escola de educação infantil?

A sala de aula infantil é um local em que nossos pequenos se sentem cuidados e seguros. Além de terem a atenção voltada para eles e fazem atividades como indivíduos completos de forma que suas necessidades sejam atendidas, socializam, aprendem a trabalhar em equipe e constroem sua base para obterem conhecimento, sobretudo, futuramente. O que ajuda toda sua trajetória acadêmica e social. 

Os professores têm que dar atenção e saber administrar o conteúdo de acordo com as diferentes culturas e habilidades que cada um tem, inclusive com as que têm necessidades especiais, desenvolvendo com elas atividades individualmente ou mesmo em pequenos grupos, ajudando a desenvolver suas habilidades de linguagem e ampliando sua visão para diversos interesses. 

Quais habilidades desenvolvem?

   As crianças pequenas, principalmente, os bebês precisam desenvolver seu raciocínio e habilidades que ajudam a se alfabetizarem. E por serem muito pequenos, não conseguem desenvolver isso sozinho, por isso precisam de estímulo explícito.  Educadores qualificados sabem como estimular crianças em suas descobertas, observações, quando elas conseguem executar algo sozinha e quando precisam de explicação ou ajuda. Assim, adquirem um vocabulário maior, desenvolvem o prazer da curiosidade, e se sentem ouvidos, e apoiados. 

Além disso, a escola ajuda os nossos pequenos a seguirem regras e contratos sociais desde cedo, porém, adéque às regras da idade da criança, para que não sejam muito duras. No entanto, é preciso ser consistente. 

Leitura na educação infantil   

Já falamos aqui, inclusive, ler historinhas para os bebês é muito benéfico, pois além de desenvolver sua concentração, faz com que tenham mais atenção ao que lhe acontece e desenvolve seu cérebro. A leitura é o elemento fundamental para uma criança ter excelência em seus estudos, ajuda a criança entender o mundo, formar imagem na sua mente, ajuda na formação das primeiras palavras. 

As atividades educativas são as que mais ajudam no desenvolvimento das crianças e é uma excelente forma de ensiná-las sobre causa e consequência. Escolha sempre livros infantis educativos com imagens grandes e coloridas, em alto-relevo (livros com diferentes texturas).

Agora que você já conhece um pouco do mundo da escolinha, com o cargo atual de professor do seu pequeno, para executá-lo bem, vai precisar de alguns atributos:

Converse: interaja com ela, converse coisas de crianças;

 Informativo: descreva os objetos, as tarefas, quem nunca lidou com uma criança na fase do porquê?

Trabalhe diversos conhecimentos: use diferentes palavras e diferentes verbos, utilize a gramática. 

  • Dê nome aos objetos!
  • Participe das atividades que interessam seu  filho
  • Estimule o seu pequeno buscar conhecimento
Nanny Thaty Brasil