Ter um filho é desafiador, parece que nunca iremos conseguir prever o que acontecerá e mudanças viram rotinas na vida dos pais. Muitos não sabem como reagir, principalmente quando vemos nosso bebê sofrer por algo e não conseguimos uma comunicação direta com o pequeno. A aflição gerada por tantas mudanças é grande. Esse sentimento é comum quando nascem os primeiros dentinhos, o bebê chora com mais frequência devido à gengiva irritada, isso causa todo incômodo ao bebê e consequentemente requer mais paciência dos pais.
Os botões dentários
Esses incômodos costumam aparecer entre os 3 e os 12 meses de vida, durante o surgimento dos botões dentários (rompimentos na superfície da gengiva) um ou dois meses antes, já apontando que os primeiros dentinhos vão nascer. Os dentes mesmo começam a nascer entre os 6 e 8 meses, em alguns casos podendo ocorrer um pouco antes ou depois, e terminam até uns 2 anos. Aos 3 anos, a criança já tem todos os dentes.
Os sintomas do nascimento dos dentinhos
Sempre acompanhado de muita salivação ou “babador “, e algumas vezes, febre, fazem com que os sintomas sejam bem notáveis. Uma forma indicada para acalmar esses sintomas é a massagem. Você pode começar massageando a gengiva com algum algodão umedecido, com o dedo coberto por um tecido macio, ou um protetor de silicone. Existem também, os mordedores acompanhados de gel específico para primeira dentição, ou você também pode massagear com algo gelado ajudando assim a diminuir as dores e a coceira causada pelo nascimento dos dentes. Não se assuste se a criança chorar, tudo acontece sempre com muito choro e é normal.
E o mais importante é lembrar-se de nunca dar algo ao seu filho sem prescrição médica, especialmente se for bebê, pois, tudo tem que ser muito bem dosado e ministrado com muito cuidado para que o bebê não engula nada ou sinta dores ainda mais. Existem formas naturais que ajudam a abrandar a dor da primeira dentição, como por exemplo passar camomila ou as pastinhas anestésicas nas gengivas, mas sempre com muita atenção porque mesmo sendo gel/pasta à base de camomila ambos têm lidocaína na sua composição.
Em caso de febre ou se o bebê não se acalmar, leve-o ao médico. Ele o instruirá no medicamento necessário além de prover conforto nessa situação que pode ser tão frustrante e desafiadora.
Escovação é sempre importante!
Nos primeiros meses, mesmo sem dentinho, é preciso manter a gengiva limpa. Usando um paninho úmido ou uma gaze, higienize os dentinhos de seu bebe depois das refeições. Faça isso pelo menos, uma vez ao dia. Após um ano, você já pode ensinar seu filho a aprender a escovar seus dentes sozinhos, construindo assim um hábito bom e saudável desde cedo. Importantíssimo: sempre com a supervisão de adultos!!! Existem vários modelos de escovas dentárias de acordo a cada idade (de zero a dois anos), as cerdas se diferem uma das outras e são específicas para cada fase de dentição, assim não machucando o bebê. A pasta de dente para os primeiros dentinhos, segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Odontopediatria, deve ter mais de 1000 ppm (partes por milhão) de flúor. O importante é sempre ficar atento aos rótulos e recomendação dos profissionais de saúde que acompanham seu filho.
Devemos cuidar dos dentinhos dos nossos pequenos desde que os botões dentários começam a aparecer, já que eles também estão suscetíveis a ter cáries, sobretudo se não tiver uma dieta regrada. Por isso, mesmo com o bebê dormindo durante as mamadeiras da madrugada, o ideal é escovar os dentes depois e não deixá-los dormir enquanto mama para não atrapalhar a rotina do sono. E principalmente, não torne hábito dar a mamadeira ou bebidas açucaradas no berço antes de dormir, pois, além de causar cárie dentária, pode também causar infecções de ouvido.