Saber qual o momento do seu bebê parar de usar as fraldas é sempre desafiador para os pais, pois exige persistência, muita paciência e dedicação. Até o bebê aprender ir ao banheiro, serão muitas tentativas, muita roupa e cama suja ou qualquer outro lugar que ele esteja.

Quando inicia o desfralde?

O bebê demora a conseguir reconhecer a vontade de ir no banheiro. Quando ele nasce, enxerga seus dejetos como uma unidade, o que ocorre também com o peito da mãe. Somente a partir dos 8 meses, que ele começa a enxergar sua identidade e começa a perceber o que não faz parte de si. De início, pode ser bem difícil deixar ir, algo que ele pensa que faz parte dele. A maturidade vem progressivamente, por isso os pais precisam ser presente e estar atentos para reconhecer os sinais de que a criança está preparada para o desfralde. Pela fisiologia, entre um ano e meio e dois anos, os pequenos começam a ter o controle dos esfíncteres (parte do corpo responsável pela expulsão de fezes e urina) o que lhe permite conseguir ir ao banheiro quando quiser.

O recomendado pelos pediatras é que inicie o desfralde entre 2 a 3 anos, quando a criança já consegue seguir alguns hábitos. Obviamente, cada serzinho é único, por isso esse período varia de acordo com cada organismo. Os pais precisam ficar atentos ao comportamento dos filhos para perceber caso a criança demonstre incômodo com fralda suja ou, se sente nojo, se informam quando fazem xixi ou cocô, ou, estranham usar fraldas, revelando indícios que ela já está preparada para o desfralde. 

Como é o processo de desfralde?

As meninas começam a passar por esse processo mais rápido, por ter um amadurecimento precoce psicologicamente. Já os meninos, costumam demorar mais, principalmente a enurese noturna, quando a criança faz xixi na cama durante a noite. Aliás, a rotina facilita o desfralde, já que durante o dia, a criança vai ao banheiro na escola, junto com todos os coleguinhas, ajudando-a entender sobre o hábito. O fato dos amiguinhos já irem sozinhos ao banheiro pode, também, gerar um constrangimento em ter que ir para a escola usando fraldas, incentivando o desfralde.

Desfralde diurno e noturno

Existe diferenciação no desfralde diurno e noturno, pois o primeiro ocorre quando a criança está acordada, consciente, costuma acontecer antes. No entanto, o desfralde noturno tende a demorar mais porque o bebê está dormindo, o que exige maior condicionamento neurológico e do corpo. Logo, o ideal é que inicie o desfralde diurno e depois o noturno.

Dois dias, duas semanas, dois meses… seria fácil se pudesse dar um número exato, mas a verdade é que o processo depende muito dos pais e das crianças. Os pais pelo método, regime e persistência do processo, as crianças por suas personalidades, temperamentos e maturidade. Eu geralmente recomendo os pais a se comprometerem por pelo menos uma semana em casa, onde pode deixar as crianças com calcinhas ou cuecas, e seguir um horário para levá-los ao banheiro a cada duas horas, além de oferecer bastante líquidos!

 Por consequência, o desfralde diurno costuma levar não mais de dois meses na maioria dos casos, ainda que aconteça algumas vezes de criança não conseguir se controlar, o que é completamente natural. O desfralde noturno costuma levar mais tempo, até de seis meses, iniciando desde o momento que o bebê consegue estar com a fralda sequinha ao acordar. Quando a criança é muito agitada, o desfralde pode levar até mais tempo.

Conversar com seu filho sobre isso é essencial. Explique a ele que fraldas são usadas com bebês, mas que agora ele está crescendo e tem um lugar só para fazer xixi e cocô, que todo usamos quando crescemos.Enfatize a ideia de que ele cresceu e que agora ele pode usar esse local também. Geralmente, falar que o nosso pequeno cresceu costuma dar certo, pois ele irá ise ver respeitado como indivíduo. Jamais use deboche ou linguagem negativa que os façam sentir constrangidos.

E você, já conseguiu fazer o desfralde de seu pequeno? Levou quanto tempo? Me conta aí nos comentários!

Nanny Thaty Brasil