Um tema muito abordado quando se tem um recém-nascido em casa, principalmente para quem é mãe de primeira viagem, é sobre o padrão de sono do bebê, por conta de toda dependência que o recém-nascido tem e a falta de um padrão de sono como nosso, adultos. Somado com a ansiedade de poder retornar ao percurso normal da vida, sem estar totalmente ocupada com o seu pequeno e perdida com tantas novidades a sua volta. Muitas mamães acabam ficando preocupadas em saber quando essa fase irá passar e seu filho terá uma noite de sono mais tranquila. 

O sono é uma das necessidades essenciais para o desenvolvimento infantil, sobretudo quando se é bebê. Mas é necessário tomar cuidado, pois a quantidade certa de sono é algo muito individual que vai de organismo para organismo, não tem como definir um número de horas por dia que sirva como padrão para todos os bebês. É preciso que os pais observem bastante para entender as necessidades do seu filho e faça acompanhamento periódico com o pediatra. 

O que dizem as pesquisas?

Essa falta de informação concreta, o que é natural com relação aos estudos sobre o comportamento e o organismo humano, pode deixar os pais ainda mais confusos. Com o intuito de deixar os pais mais tranquilos e evitar que utilizem métodos ou medicamentos desnecessários, várias pesquisas têm sido feitas com relação às variações e padrões de sono do bebê.

Os cientistas conseguiram achar um consenso com relação aos limites de sono que colaboram para o desenvolvimento infantil. No caso das crianças que não conseguem atingir esse limite de horas de sono, é bem provável que precisem de intervenções e ajuda de profissionais de saúde especializados para que tenham um bom desenvolvimento. 

De acordo com a pesquisa, uma criança, de oito meses, pega no sono em até 40 minutos e uma criança, que tem um ano de vida, não deve acordar mais do que três vezes durante à noite.

Quando é preciso ficar atento?

Se caso o seu filho passa muito tempo durante a noite acordado, deve ligar o sinal de alerta, a estimativa é: 

  • Mais de uma hora para crianças de até oito meses;
  • Crianças, de um ano de idade, que levam mais de 45 minutos para pegar no sono;
  • E mais de meia hora com crianças que têm mais de um ano e meio. 

Se o seu filho, tem um ano de vida, e leva mais que 30 minutos para dormir, já é um indício que vocês podem precisar de ajuda de um profissional especializado. Se o bebê pega no sono em menos tempo, é considerado normal, do mesmo modo que despertar até duas vezes durante a noite e ficar acordado por um tempinho. 

Resultado dos estudos

Em um recente estudo finlandês sobre assunto, com mais de 5700 crianças, em que buscou entender quando a variação de sono deve ser considerada um motivo de preocupação para os pais. Foi coletado informações sobre o desenvolvimento emocional dos seus pequenos, como é o ambiente familiar e o sono das crianças em diversas etapas do desenvolvimento infantil, do pré natal até o segundo ano de vida. Avaliaram também a qualidade do descanso através de exames físicos, como medidores de frequência do pulso e exame de polissonografia. 

O primeiro resultado pode acalmar um pouco os pais, a equipe concluiu que o sono, de fato, tem muitas variações neste período de desenvolvimento. Mas a boa notícia é que isso geralmente ocorre até os dois anos de idade. Por volta dos dois anos, as crianças acordam em média uma única vez durante à noite. A qualidade do sono também fica mais estável e consistente. Os resultados dos estudos foram publicados no periódico Sleep Medicine. 

Uma rotina consistente e saudável

Já falamos também em outros post sobre a importância e o papel da rotina no desenvolvimento das crianças. Podemos seguir apenas o que as pesquisas dizem acima, mas o primordial é manter uma rotina de sono saudável o mais cedo possível. Por volta dos 4 a 6 meses, quaisquer hábitos – bons e ruins – começam a se consolidar, portanto, procure observar seu bebe e aprender com os sinais que vão lhe dar. 

Um bebe irritado no tardar do dia, é sinal de estímulo ao excesso e déficit de sono. As naninhas de qualidade durante o dia, devem ser por no mínimo de 90 minutos, e quando ele ainda está nos primeiros meses, não deve ficar acordado por mais do que 60-90 minutos!

Você vai aprender também, ao observar seu pequeno com atenção, que às vezes, as mamadas no meio na noite são mais para confortos do que fome, ou às vezes, a mamada do sono nem é preciso, pois está ficando cada vez mais difícil para ele mamar dormindo e você se encontra forçando essa refeição. 

Tem outros fatores que influenciam no padrão do sono?

Se o bebê não estiver de acordo com o padrão de sono que descrevi acima baseado nos estudos, fique atento a outros fatores. É preciso levar em conta o bem estar da criança no geral, além do ambiente familiar, se não houve nenhuma mudança em sua rotina, se os pais estão mais cansados e estressados, etc. Todos esses fatores influenciam no desenvolvimento da criança.

Nanny Thaty Brasil