Os recém-nascidos possuem uma aparência um pouco diferente dos outros bebês e, alguns pais que não estão habituados a lidar com esses pequeninos, podem estranhar. É sempre bom ler sobre como é cada processo, desde a gestação até a chegada do seu pequeno, principalmente quando se trata de pais de primeira viagem. Resolvi descrever nesse texto algumas características que são normais nos recém-nascidos e que a maioria desconhece. Vale ressaltar que cada organismo se comporta de uma forma, logo, seu bebê pode não apresentar alguma dessas características.

Cabeça e membros

A cabeça do recém-nascido costuma ser maior com relação ao resto do corpo, seu pescoço quase nunca é aparente, já que o seu tronco é muito comprido para as perninhas tão curtinhas. Alguns fatores, dependerão também, de como veio ao mundo: geralmente, bebês que nascem de parto normal, nos primeiros dias apresentam a cabeça um pouco pontuda.  Isso é por conta da pressão para passar pelo canal vaginal durante o parto. Já os que nascem de cesárea, ficam com o rosto um pouco inchadinho.

Além disso, tem as moleiras ou fontanelas, como alguns chamam, mas não é preciso preocupação com elas. As aberturas no crânio demoram mesmo algum tempo para fechar. As moleiras da parte posterior podem levar até quatro meses para fechar, já a frontal, que fica acima da testa, leva entre 9 a 16 meses Os órgãos genitais também, costumam nascer inchados devido a grande quantidade de hormônios femininos que o bebê recebe antes de iniciar o trabalho de parto.

A pele do seu recém-nascido

O rosto e os olhos costumam apresentar edemas. Nas primeiras horas de vida, até os lábios ficam mais avermelhados, as mãos e os pés ficam azulados. Todas essas características são normais, seu bebê mudou drasticamente de ambiente, mas elas passam em questão de horas.

A pele do bebê vai variar de acordo com que idade gestacional ele nasceu. Os bebês prematuros tem a pele bem frágil, fina, quase transparente. Pode acontecer também, após o banho, a pele do bebê parecer mais delicada ainda. Quando o bebê nasce após 40 semanas, bem provável que sua pele descasque e fique enrugada, isso acontece porque não há mais a camada esbranquiçada que cobre o bebê no parto, chamada de verniz ceroso, que tem a função de proteger a pele do bebê, evitando que entre em contato com líquido amniótico.

É normal, também, que a pele do recém-nascido descasque e isso irá parar de acontecer voluntariamente. As manchinhas e marcas rosas é, outra coisa, que é normal também, principalmente quando o bebê é exposto ao frio. Tudo isso, é devido à sensibilidade da pele.

Além disso, todos os bebês nascem com a pele mais clara, porém, com o tempo ela vai escurecendo até ficar com sua cor definitiva. E a maioria dos recém-nascidos tem também, milium, no rosto, que são os pontinhos brancos – são pequenas bolinhas de gordura acumulada, mas somem espontaneamente também.

A cor do cabelo e dos olhos dos bebês

Se prepare, pois pode acontecer do seu filho nascer com o cabelo de uma cor e depois, a cor mudar. E até mesmo ter a cor do cabelo e dos olhos bem diferentes dos pais! Isso acontece, porque os pais carregam os genes das gerações passadas e elas podem interferir na cor dos olhos e do cabelo. Logo, um casal moreno pode ter um bebê loiro e vice e versa.

Geralmente, os bebês mais branquinhos, nascem com os olhos azulados, mas conforme ao longo do primeiro ano de vida, essa cor pode mudar. A cor definitiva dos olhos dos bebês costumam ser a que fica dos seis meses de vida em diante. Já os bebês negros ou morenos podem nascer com os olhos castanhos, que provavelmente será a cor que manterá ao longo da vida.

O lanugo

Você pode observar que as costas e os ombros do recém-nascido tem bastantes pelinhos finos, que são chamados de lanugo. No final da gestação o lanugo é produzido, para proteger a pele do bebê do frio e com o passar das semanas vai desaparecendo.

Lembrou de mais alguma característica física marcante em seu bebê que te chamou atenção nos primeiros momentos de vida dele? Ficou preocupada com a aparência nas primeiras horas ou nos primeiros dias? Conta aí nos comentários.

Nanny Thaty Brasil