Imagine que de um dia para o outro o seu bebê que era calminho, agora, está birrento, nervoso e a sua palavra preferida agora é não. Chorando por tudo, não obedecendo os pais em nada e tudo tem sido motivo para a pirraça, como lidar? Você deve estar se perguntando o que houve para que ele mude tão rapidamente de comportamento, fazendo coisas às quais você não o ensinou. Fica se perguntando onde errou para que ele agisse dessa forma, né? Mas tenha calma! Isso tem um porquê, a culpa não é sua, a ciência explica o que está acontecendo e como saber lidar.

O que é a fase do terrible twos?

Essa fase é a que chamamos de a adolescência do bebê, mais conhecida como terrible two. Essa fase ocorre entre um ano e meio e vai até os três anos do seu pequeno e tem o seu ápice aos 2 anos. O que enxergamos como rebeldia, nada mais é que a criança se enxergando como indivíduo. Nessa idade, ela começa a entender que possui vontades e opiniões próprias, buscando tomar decisões e fazer escolhas por elas mesmas. 

Para quem não está acostumado, isso pode parecer que eles estão se revelando malcriados, mas será que, não éramos nós, que estávamos habituados a decidir tudo por eles?

Por entenderem que não querem algo ou não querem fazer alguma coisa, eles reagem da forma que sabem: esperneando, chorando e gritando. É uma ruptura grande e, como se não bastasse, seu pequeno tem um desenvolvimento acelerado nessa fase, o que o faz se mostrar cada vez mais independente. Ou mesmo fale coisas ou frases que deixarão os adultos boquiabertos ou sem saber o que responder de tão avançada que parece a pergunta para a sua idade. Sabemos que é difícil lidar com as variações de comportamento em tão pouco tempo, mas essa fase é um processo natural do desenvolvimento da criança. São uns verdadeiros pequenos adolescentes mesmo – risos. E para te ajudar passar por essa etapa com menos estresse, separei aqui umas dicas:

1. Tenha uma rotina definida

Vai acontecer da criança ficar irritada ou ficar mais birrenta quando estiver cansada, com fome ou quando quiser algo e não conseguir. Então, o mais recomendado é manter uma rotina saudável e com horários definidos, pois não deixará a criança estressada já que ela já sabe o seu cronograma e se sente mais confortável.

Tenha sempre próximo um lanchinho, umas frutinhas quando for sair com o seu pequeno, para que ele não fique com fome e, também, não o deixe com muito sono. Isso já o deixará mais calmo, evitando os momentos de estresse.

2. Explique o que está acontecendo com calma

Quando ele ficar irritado por algum motivo, converse com ele em um tom de voz tranquilo. Sabemos que nem sempre conseguimos nos controlar, mas busque ter paciência e explicar o que está acontecendo, em poucas palavras, com o seu filho quando ele fizer alguma birra. Fale o porque você não quer que ele faça algo ou porque ele não pode e o motivo que deixou você chateada. E explique, principalmente, sobre as consequências, caso ele o faça. Busque junto a ele alternativas e pergunte como pode ajudá-lo a não se sentir tão triste por não fazer algo. A melhor forma de resolver os desentendimentos é através da conversa, fazendo com que a criança entenda seus próprios sentimentos relacionados ao porquê aquilo está acontecendo.

3. Tenha paciência com a fase que seu pequeno está vivendo

É um momento que requer paciência, pois é uma fase que faz parte do desenvolvimento da criança e todas as crianças irão passar por isso durante a formação da sua personalidade. O grau de “terrível” de cada uma tem mais a ver com a reação e comportamento dos pais ao lidar com essa fase do que as crianças em si. Entenda que por mais que, aos seus olhos, você julgue que a criança faça certas coisas para te irritar propositalmente, ela só está querendo ser independente e testar os próprios limites. 

Evite responder a esses comportamentos que parecem ser provocações com chantagens, irritação, ou ameaças, pois além de poder piorar a situação, pode gerar um padrão comportamental na criança ainda mais desafiador, gerando consequências que irão tornar difícil sua convivência com outras pessoas no futuro. Espere passar a raiva do seu pequeno, pratique a respiração fundo com ele desde cedo para se acalmar, e, só então, tente conversar com ele. Quando a chateação do seu pequeno passar, ele, com certeza, irá querer colo e aceitará conversar contigo tranquilamente.

Nanny Thaty Brasil