Você estava acostumado a ouvir cantigas de dormir quando pequeno? Ou você costuma cantar para seu pequeno? A maioria dos pais não têm esse conhecimento, mas ouvir música antes da hora de dormir faz bem ao sono dos bebês. Segundo a ciência, desde a gestação algumas ondas sonoras atingem o cérebro auxiliando na aprendizagem, no relaxamento e na memória. Em especial, as músicas clássicas.

A música tem um poder muito especial na hora do seu bebê ir dormir, pois, ela se conecta com o seu inconsciente, se ligam ao imaginário e pegam rapidamente no sono. Elas melhoram a sua qualidade de vida, seu bem-estar e na relação com a família. 

As canções para o bebê um pouco antes da hora de dormir podem ser tocadas, por via celular ou CD, ou mesmo os próprios pais podem cantar ninando o bebê. Podem ficar despreocupados, não é preciso saber cantar muito bem, o que faz seu filho se sentir confortável é a voz familiar.

Eu sempre indico as minhas famílias, a tocarem música clássica quando os bebês se encontram irritados, ou no final do dia, na hora da janta onde frequentemente as crianças se encontram mais cansadas e irritadas. Ouvir música clássica acalma não só as crianças, mas todos no ambiente. 

Entenda a importância do sono para os bebês

Muitas famílias têm dificuldades de fazer seus pequenos dormirem bem, mesmo com músicas ou sem. Porém, ter uma rotina de sono é muito importante para os pequenos. E é justamente, durante o sono que os hormônios do crescimento estão trabalhando e é memorizado todos os aprendizados no cérebro. Que são pontos muito importantes que determinam muito o desenvolvimento infantil!

E privar o seu bebê do sono, o prejudica muito. Já percebeu como seu pequeno fica quando está privado do sono? Além de ter muita dificuldade em se concentrar, conseguir memorizar as coisas, fica irritado, e manhoso. Durante os primeiros meses de vida, pode ser que seja um pouco mais difícil criar uma rotina do sono, pois ainda estão em processo de adaptação nesse mundo fora do útero. Mas conforme o tempo vai passando e vão se habituando, o bebê tende a criar uma rotina definida com o desenvolvimento do ciclo circadiano. 

Algumas dicas de música para os bebês

Escolha músicas de acordo com a atividade ou comportamento do seu bebê. As músicas para brincar, assim que acordar, terá ritmos diferentes daquela que você vai usar no final do dia, ou antes da hora de nanar. Pois, terá músicas que o deixarão mais calmo e outras que o deixarão mais agitado. Uma boa forma de fazer com que o ajude a ter um sono tranquilo, é não mudar muito o estilo de música, não por o som alto e manter o ambiente escuro. Se possível, repita sempre as mesmas músicas ou a mesma playlist, para que o seu pequeno registre aquele momento e o transforme em uma rotina. Pode ir testando vários estilos musicais durante o dia e manter as músicas mais calmas durante a noite.

De que forma a música ajuda no desenvolvimento infantil?

Quanto antes seu bebê tiver contato com a música, melhor será. Sabemos que ele já tem esse contato durante a gestação, mas a sua percepção do mundo muda por completo, depois do seu nascimento, já que ele é apresentado a um novo mundo. Conviver com músicas aumentará o seu vocabulário, a criança estará rodeada de palavras novas que são fáceis de memorizar, ajuda a obter um discurso mais fluido e coeso. 

Os pais podem colocar as músicas infantis para o bebê ouvir enquanto ele brinca, toma banho ou se alimenta. É uma forma dele se ambientar e descobrir quais músicas ele mais gosta. Eu costumo tocar músicas infantis em idiomas diferentes, para preservar o conhecimento que os bebês possuem ao nascer, de reconhecer todos os fonemas de cada língua, independente se faladas pelos seus pais ou não. Ao passar dos meses, os bebês perderão essa habilidade, e ficarão apenas com os fonemas que fazem parte do seu dia-a-dia. Eu me aprofundo nesse tópico, na minha aula “Promovendo exposição a multi-linguagem.”

Ouvir música ajuda no desenvolvimento dos pequenos não só por conta de acalmá-los e facilitar a hora do sono, mas, também, porque estimula a audição e melhora a linguagem, seu desenvolvimento intelectual, sensorial e motor. A música traz outros benefícios como:

  • Ajuda na pronúncia, ao falar as palavras de forma correta;
  • Maior facilidade na aprendizagem do alfabeto e das sílabas;
  • Ajuda no aprendizado com números e outros idiomas;
  • Ajuda na construção das relações e na coordenação motora.
Nanny Thaty Brasil