Para um crescimento e desenvolvimento saudável das crianças, construir uma rotina diária, com as atividades pertinentes para cada idade, é fundamental para criarmos adultos com disciplina e responsáveis.

A rotina é fundamental para trabalhar as necessidades biológicas, sociais e psicológicas das crianças. Veja a seguir, alguns exemplos que devemos incluir nessas rotinas. Ensinar e manter diariamente atividades de higiene, horários para alimentação e hábitos saudáveis sobre a alimentação. Estimular o momento de descanso, para que o relógio biológico da criança comece a se adaptar com os horários ideais para um sono reparador. E mais, participar dos deveres e eventos da escola, ter os momentos em família, issoesd para fortalecer os laços familiares e sempre aprimorar a comunicação e o sentimento de coletivo.

Mais segurança e desenvolvimento de espaço e tempo através da rotina

 Ter uma rotina, também é uma forma de demostrar segurança no dia-a-dia da criança. Com a percepção de segurança, a criança se torna apta a desenvolver suas atividades diárias, o que irá ajudá-la na construção de um melhor senso sobre espaço e tempo, um fator muito importante para o desenvolvimento social.

Incentivando a sua independência.

Outro ensinamento da rotina é a execução e recompensa, por exemplo: comer a sobremesa somente após comer todos os legumes ou brincar só depois de fazer a atividade escolar. E mesmo essas tarefas, com o tempo, você não vai precisar ficar falando como se estivesse mandando o tempo todo, sendo assim, chato. Ao estabelecer uma rotina, um hábito é construído e, logo, a criança começa a executá-la sozinha, com as repetições, vai criando eficiência nas atividades. 

Trabalha a importância da responsabilidade e ensina a lidar com seus sentimentos

Obviamente, respeitando o tempo do seu bebê. Essas atividades transferem responsabilidades e autonomia, pois há regras em lidar com a sociedade. O que pode gerar um pouco de frustração, são sentimentos que é importante estimular desde cedo para que a criança vá aprendendo a lidar com eles mais naturalmente possível e com todas as outras situações que estão por vir. E, justamente, por a criança ainda ter muito o que descobrir que é fundamental ela ter uma rotina para se sentir mais confortável. Pois ela já sabe o que a espera em algumas situações, não a deixando com sentimento de ansiedade e nervosismo, quando faz novas descobertas e enfrenta novos desafios.  

Nanny Thaty Brasil