Ter um bebê, pela primeira vez, é uma experiência única para muitas mães. Assim como a adrenalina de ter parte de você materializado, tem os desafios em não saber lidar com muitas situações novas e que ocorrem com frequência, já que o bebê é um ser frágil e que demanda atenção integral. Alguns problemas são comuns de acontecer e os pais precisam aprender a lidar com ele de forma tranquila. Um desses problemas são as assaduras!

É bem comum que bebês e crianças pequenas tenham assaduras. Por conta de todo incômodo e do sofrimento dos nossos pequenos, é importante tentar evitá-las ou tratá-las assim que surgirem para que seu bebê não sinta muita dor. Seu nome científico é dermatite de fraldas, caracterizada por uma reação inflamatória na região das fraldas devido ao contato direto ou longo com fezes e urina. Existe, também, a dermatite por sensibilização, que é causada por alergia a alguma substância na composição da fralda.

Seus sintomas são vermelhidão na pele, dor, coceira e, quando se deixa agravar, bolhas. A assadura costuma ser mais frequente até os 2 anos de idade. Esse tipo de dermatite pode aparecer com mais frequência quando inicia-se a introdução alimentar, pois pode deixar as fezes mais ácidas, agravando a irritação da pele. A forma mais recomendada para evitar as assaduras é trocar a fralda com frequência, sempre que o bebê fizer xixi ou cocô, e limpar a região com água morna corrente ou uma gaze molhada. 

Os lenços umedecidos é recomendado serem utilizados somente quando estiverem fora de casa, podem facilitar o surgimento de assaduras. O mesmo serve para fraldas de pano não é aconselhado, por ser de tecidos, tem menor absorção, isso deixa a pele do bebê mais exposta ao contato com o xixi ou cocô.

Passar uma pomada de prevenção ou creminhos como bepantol são boas formas de prevenção. Embora não muito comum no Brasil para esse uso, o Vasenol é o produto mais recomendado e utilizado para prevenção ou tratamento de assaduras pelos profissionais aqui dos Estados Unidos!  

O que fazer quando o bebê já está com assadura? 

Alguns bebês tendem a desenvolver assaduras com mais facilidade, mesmo os pais tomando todos os cuidados necessários. O recomendado é sempre pedir orientação ao pediatra ou ao dermatologista do seu bebê, principalmente nos casos mais graves. São diversas técnicas e tratamentos que podem te ajudar, tudo dependerá da gravidade e qual a mais indicada pelo seu médico. 

No entanto, não precisa ficar muito preocupada, algumas coisas podem diminuir o desconforto, como limpar a região com bastante água corrente e deixar a área aberta (sem fralda) quando possível. Passar pó na área não é o recomendado, seja amido de milho ou talco, pois podem ressecar a pele do bebê, já que o pó tira a hidratação natural da pele. O propósito não é deixar seco, mas limpo.

As assaduras tem alguns graus, podendo ser:

Leves: vermelhidão da área afetada, a pele descamada e tem um aspecto brilhoso

Moderadas: surgem pequenas bolhas e feridas brancas;

Grave: ferimentos maiores e mais graves, como úlceras, e podem até sangrar

A assadura, na maioria dos casos, inicia-se em grau leve, podendo ser tratada antes que evolua para graus mais severos. Contudo, mesmo assim, causam bastante incômodo ao bebê como queimação e ardência na região afetada. Por isso, a melhor forma de cuidar de assaduras é prevenir seu surgimento. Existem alguns métodos que podem te ajudar nisso:

  • Manter a alimentação do seu bebê exclusivamente de leite materno, já que o seu pH é mais próximo do pH da pele, assim, a chances das assaduras aparecerem é menor;
  • Ao trocar a fralda, verifique se a área está bem limpa e sequinha. Ao secar a região, não esfregue, dê pequenas batidinhas;
  • Troque a fralda mais vezes, para que o seu bebê não fique muito tempo com a fralda molhada ou suja. Mesmo que ele não reclame, o ideal é que troque sempre que verificar a possibilidade dele ter feito xixi ou cocô, geralmente entre duas e três horas. 
  • Não precisa utilizar sabonete para limpar a região sempre que trocar a fralda, em algumas vezes, água corrente e algodão umedecido é o suficiente;
  • Deixe o bebê um pouquinho sem fralda, para que a pele possa respirar;
  • A mamãe que amamenta precisa evitar comer alimentos muito ácidos ou que tenham condimento, pois deixam as fezes ácida;
  • Utilize fraldas que possuem acrílico em gel superabsorvente, são mais eficientes em manter a parte da fralda, que tem contato direto com a pele do bebê, seca;
  • Observe se a pele do seu bebê fica mais irritada com uso de determinada marca de fraldas do que com outra. Essa dica vale também se você utiliza lenços umedecidos;
  • Use um paninho para secar a área depois de usar algodão ou lenço umedecido.
Nanny Thaty Brasil