Muitas babás ficam sem saber como se comportar sob pressão em uma entrevista presencial. Imagine virtualmente, as coisas ficam um pouco mais confusas, sendo uma nova prática que muitos ainda não possuem experiência. Principalmente em momentos como os que estamos vivendo. Em que pais estarão duplamente mais exigentes, tanto por toda questão da pandemia do coronavírus, com todos os cuidados necessários com relação à higiene.

Sem mencionar por também precisarem, com essa nova realidade, de babás que eduquem ou que tenham que trabalhar com duas famílias, como uma forma de conter os gastos perante a toda crise que quarentena causou. Logo, novas habilidades são solicitadas. Afinal, os pais, também, irão ficar mais em casa e a babá não só irá conviver mais com a criança, mas, também, com os seus pais. 

Além ainda, do risco que enfrentamos toda vez que começamos um novo trabalho, da família a qual você irá fazer entrevistas ser muito diferente – de forma negativa – da antiga a qual trabalhava. Você fica com mais insegurança, somando todas essas pressões que estamos vivendo. Resolvi, então, passar umas dicas importantes para que você tenha um direcionamento e mais segurança durante a entrevista.

Ambiente Profissional

Entenda que por mais que seja virtual, continua sendo uma entrevista, como se fosse uma videoconferência de uma empresa. Logo, vista-se profissionalmente, atente-se a que fundo você usará. Busque um lugar da casa que seja tranquilo, limpo, organizado , verifique sua conexão, se seus equipamentos estão funcionando bem e não precisam de nenhuma atualização, pois a última coisa que você quer é ligar o computador e ter que esperar para as instalações serem completadas! E por último, não se esqueça também da iluminação. 

Tenha sempre caneta e papel por perto, pois você pode precisar anotar algo e não precisará mudar a tela do celular ou computador. Coloque um copo d’água próximo, também, você pode sentir sede ao falar muito. Uma breve pausa para beber água também ajuda a acalmar! Aproveite que é uma entrevista virtual, já que os futuros empregadores só verão a parte que compõe a tela.  E faça um script de tudo o que precisa ser discutido e deixe em seu campo de visão. 

Busque conhecer os entrevistadores

Sabemos que nem sempre é possível, mas, hoje, com as redes sociais, não é difícil achar alguém e conhecê-la um pouco melhor, saber seus interesses. Quais os pontos em comum você tem com a família, qual o melhor método educativo e como é o seu estilo de vida. Tenha certeza de que seus futuros empregadores estarão pesquisando sobre você, então, é  também sempre recomendável a gente pesquisar sobre o empregador e procurar saber um pouco sobre eles. Isso contribui mais no preparo na hora da entrevista.

Apresentações

Muito importante estruturar bem essa parte! As famílias sempre irão perguntar sobre você, e sabemos que essa pergunta é bem vaga. E muitas vezes pode causar medo por você não saber se a sua resposta será exatamente o que querem saber sobre você. Bem, é importante você falar de todos os seus cursos e estudos na área, sua trajetória acadêmica.

Assim como, toda a sua experiência profissional: quantas famílias já acompanhou, por quanto tempo, as competências que desenvolveu e como isso fez a diferença na vida dessas famílias. Conte o porquê de você ter escolhido essa profissão e conecte todas essas informações sobre sua carreira que se identificam com a descrição da vaga. Pois, são essas as necessidades da família que você precisa suprir. E, no final, fale brevemente da sua vida e dos seus gostos; especialmente do seus valores de vida, moral e caráter.

Diga oi para as crianças

Mesmo a entrevista sendo virtual, sempre interaja com as crianças se elas estiverem presentes. Se apresente de uma forma bem humana e próxima. Se for muito pequena, acene e fale o quanto ela é linda. Se forem maiores: pergunte sobre o que estão fazendo, seus gostos, brinquedos e personagens preferidos. Abra seu maior sorriso quando as crianças aparecerem! Se como eu, você realmente ama o que faz, esse sorriso estampado vai vir naturalmente! Mas se você passou por experiências difíceis na profissão, e ainda não sente uma realização completa, sabemos que pode sim afetar como nos portamos, então peço que foque na ingenuidade a pureza que as crianças trazem, sendo assim um novo e próspero capítulo em sua carreira!

Pergunte

É importante você também tirar suas dúvidas, pergunte tudo que você precisa saber: horários, rotina, qual metodologia educativa os pais mais gostam, procure saber sobre o histórico tanto dos pais quanto das crianças. O que eles esperam e precisam de uma babá para ajudá-los e tornar a rotina mais tranquila, quais os objetivos deles em contratar uma babá, como é a criação dos pequenos e como eles veem seus filhos quando maiores. 

Além de você entender como é a família e saber se esse é o emprego que você procura ou não, os empregadores verão em você real interesse e que, de fato, você é capacitada.  

Ensine algo

Uma das minhas maiores e melhores dicas ao passar dos anos é sobre ensinar algo aos pais! Fale sobre organizações profissionais, cursos, treinamentos e conferências sobre sua profissão ou sobre o universo da criança. Se você tem conhecimento da localização da família, pesquise bibliotecas, parques e atividades em geral que possam ser feitas com as crianças. Esse pequeno gesto, demonstra sua proatividade, a tornará  memorável aos pais em meio a outras candidatas. 

Seja autêntica

É importante que você esteja tranquila para que não perca a sua espontaneidade, não deixe de sorrir, ser gentil e leve. Mostrar que tem segurança no que faz e fala, pois a entrevista não deve ser algo a se temer, é só mais uma parte do seu trabalho e está tudo bem. Não tenha medo de ser você, é importante mostrar quem você é, desde o início, para saber se terá ou não uma conexão genuína com os pais. Isso é essencial para conseguir ter um bom trabalho, em que você conseguirá se manter, e que será valorizada pela família.

Agradeça

Por fim, agradeça a oportunidade, por terem investido o tempo deles em te conhecerem melhor e o quanto gostou do bate papo. Essa atitude parece pequena, porém, é muito importante para concluir a interação com uma ótima impressão.

Nanny Thaty Brasil