Com o isolamento social e a falta de previsão de retorno da normalidade, muitos pais estão trabalhando em home office e tendo as aulas ou as creches dos seus filhos suspensas. Diante desse episódio, aumenta a dificuldade em executar o seu trabalho em casa com os filhos. Com essa necessidade, vem surgindo uma demanda de profissionais domésticas para auxiliar os pais com o estresse de seus pequenos confinados, com os ensinamentos escolares, para que assim, os pais consigam se organizar para trabalhar em casa.

Nesses 17 anos de experiência, trabalhando como babá nos Estados Unidos, onde a profissão é mais valorizada, pude acompanhar dezenas de crianças e famílias, adquirindo muita experiência, além de fazer diversos cursos, aprofundando meu conhecimento na área. E hoje, irei dar dicas de alguns fatores importantes para quem deseja conseguir emprego como babá, que são eles:

1 – Tenha conhecimento da área

Estude bastante sobre todo o universo da maternidade, primeira infância e desenvolvimento da criança. Como o bebê vai se desenvolvendo em todas as áreas: alimentação, psicomotricidade, seu ciclo circadiano, personalidade e todas as fases que envolvem seu crescimento. É importante entender tanto de psicologia infantil como pedagogia, pois desde o seu nascimento a criança começa a aprender coisas novas e construir sua personalidade. Faça cursos de capacitação para cuidados com bebês e crianças, isso lhe atribui autoridade na área.

2 – Mostre-se flexível e disposta a se adaptar a família

É necessário entender as necessidades e a dinâmica de cada família, não só com relação aos cuidados com o bebê, mas a rotina da casa, o que a mãe gosta de manter na criação dos filhos e as coisas que para eles são importantes. É essencial ter uma comunicação direta com os pais, pois você conviverá com eles boa parte do tempo. Então, pergunte tudo aos pais, seus objetivos, as maiores dificuldades que vem enfrentando, seja prestativa e mostre que está disposta a ajudar a família no que precisar.

3- Transmita confiança

 Durante as entrevistas, esteja interessada em saber tudo sobre a família, mostre que você é flexível e que está disposta se adaptar ao ambiente, seja organizada, atenta, preze pela higiene, que é indispensável para cuidar de bebês, sobretudo, agora. Você precisa passar segurança aos pais, pois você estará lidando com o principal bem e o maior amor deles. Logo, tem que ser uma pessoa em que eles confiem muito.

4 – Tenha, no mínimo, certificado em primeiros socorros

São inúmeros os casos em que crianças se engasgam ou que possa acontecer algum acidente, como queimaduras e cortes. É imprescindível ter noções básicas sobre o que fazer até um médico chegar caso ocorra algo, possuir este conhecimento, pode salvar vidas.

5 – Esteja nas redes sociais e crie conteúdo

Ter perfil completo em site de vagas, um bom currículo, estar em grupos de profissionais da área, investindo em networking e participando de eventos sobre o universo infantil. Além de compartilhar sua trajetória e seu conhecimento nas redes sociais ativamente como profissional.

Gostou das dicas? Se você deseja ingressar nesta área, busque capacitar-se, ainda que de maneira temporária, saiba que lidar com vidas exige muita responsabilidade. Invista em seu conhecimento, acesse as redes sociais da @nannythaty no Instagram e no Facebook, fique por dentro da agenda de treinamentos e confira nosso conteúdo que irá te ajudar nesta jornada em busca de capacitação.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.