Conciliar a vida profissional com a vida familiar não é uma tarefa fácil, chega uma hora que falta tempo para fazer as coisas mais simples, como tomar um banho e comer com calma. Quando precisamos ter mais tempo para dar conta de tudo, na maioria das vezes, a solução é contratar alguém para cuidar dos nossos pequenos. 

Então, qual seria a melhor opção? Uma au pair, uma babysitter ou uma babá? Apesar de muitas pessoas pensarem que é a mesma coisa, a diferença é grande. Pois cada uma dessas profissões, apesar de terem, as vezes, os mesmos objetivos, tem funções distintas. Antes de pensar em contratar qualquer uma dessas profissionais, é preciso saber a diferença para escolher o serviço que mais se adeque a seu bolso e sua necessidade.

Babá: uma colaboradora na criação com carga horária definida

A babá tem uma carga horária fixa e com horários definidos, será uma pessoa que fará parte do cotidiano da vida dos seus filhos. Todo o seu horário a cumprir e as tarefas designadas são estabelecidas por um contrato e a profissional é protegida pelas leis trabalhistas dos profissionais domésticos conforme a legislação do seu país. Por isso, também, o seu salário deve ser de acordo, pelo menos, com o salário mínimo.  

Ela ficará responsável pelos cuidados com a criança, como fazer atividades focadas em seu desenvolvimento, sono, estabelecer rotina e pela segurança. E, sobretudo, será papel atuante na educação e desenvolvimento do pequeno. Portanto, uma babá profissional pode cuidar muito bem do seu bebê. O recomendado é contratar uma profissional com uma formação para desenvolver esse trabalho. Como alguém que tenha curso em educação infantil, puericultura ou cuidados com o recém nascido.

Para determinado momento, escolha uma Babysitter

Ao contrário das babás e das au pair, a Babysitter trabalha em momentos específicos. Será uma profissional que você irá contratar o serviço quando precisar sair e não tiver ninguém para deixar o seu filho. Geralmente trabalha com uma carga horária baixa, por isso o seu salário é medido por horas. 

Sua única tarefa designada é ficar de olho e distrair as crianças. Ou, caso as crianças estejam dormindo, ficar na casa da família até os pais retornarem para a casa. Normalmente, as pessoas que trabalham como babysitter, possuem outro trabalho e apenas estão procurando uma renda extra, ou estão cursando faculdade já que a baixa carga horária combinam com os horários dos estudos.

Logo, as habilidades essenciais para uma Babysitter são: responsabilidade, paciência, que sejam de confiança e tenham vocação para esse trabalho.

Au pair: vantagens com mais responsabilidades para a família com empregadora

Já as au pair são estrangeiras, na maioria, estudantes entre 18 e 26 anos, que buscam trabalhar cuidando de crianças para adquirir fluência do idioma e a cultura local com mais segurança. Por isso, devem ser contratadas por um período longo. Na maioria dos casos, elas trabalham no período de férias, que é quando podem viajar, mas muitas fazem intercâmbio pelo período de um ano.

Porém, é preciso levar em conta que o regime trabalhista é diferente: a família ficará responsável por dar moradia, alimentação e um salário simbólico, a vantagem é que a au pair pode ter flexibilidade de horário e pode também compartilhar sobre sua cultura com as crianças. É importante ressaltar que, ao contrário da babá, a au pair não tem conhecimentos específicos sobre o cuidado com o bebê – elas completam uma certa carga horária como requisito de experiência, mas nem sempre sua área de estudo é ligada ao desenvolvimento infantil. Será como um membro da família, logo, podemos pedir a ajuda da au pair para o que precisarmos no que se disser respeito às crianças. 

Obviamente, devemos ter o bom senso de saber que o fato de poder nos ajudar com o que precisarmos não as fazem escravas. Precisam de descanso e tempo livre como qualquer outro colaborador. O fato de ter uma Au Pair morando com sua família, não significa que elas trabalharam 24 horas por dia. Muito pelo contrário, os horários também são estipulados e incluem folgas e férias mandatórias. Tudo deve ser acertado antes, média de horas trabalhadas, quais são suas tarefas, horários e dias que ela ficará livre. 

Geralmente, as au pairs não são contratadas por famílias que precisam de alguém para cuidar das crianças enquanto trabalham, mas sim uma adição à família, uma mão extra a mãe – ou babá – que leva a uma experiência de vida maior.

A família também é responsável por uma bolsa de estudos para a Au Pair e precisará encaixar o horário dos estudos, o qual decidir ingressar.

Contratar uma au pair gera algumas dúvidas, principalmente, com relação a convivência, mas a família também tem grandes vantagens. Além de gerar maior economia, receber uma estrangeira em casa, leva a muitos aprendizados. Toda a família pode aprender um novo idioma e praticá-lo bastante e ainda aprende sobre novas culturas e costumes. Essa é uma forma, também, da criança desde pequena aprender a respeitar as diferenças e o espaço do outro. 

Devo ainda dizer que também existem várias especialidades de babá, como babá educadora, especialista em cuidados neonatais, babá de viagem, babá temporária, babá de múltiplos, governanta, e outras!

Tomada de decisão

Como disse anteriormente, antes de decidir qual serviço você quer contratar, deve avaliar quais as necessidades da família e como será a prestação de serviço sobre diversas circunstâncias, pois cada família é única e é preciso respeitar sua singularidade. A partir dessas análises pode escolher o que quer e contratar o serviço ideal para a sua família. 

 A maior diferença entre essas profissões são o tempo destinado ao trabalho, as funções e campo de conhecimento. É uma decisão complicada escolher alguém para cuidar dos nossos filhos, por isso precisamos ter a certeza que será uma pessoa preparada para a função, que tenha responsabilidade, dedicação e confiança. 

Categorias: treinamento

Nanny Thaty Brasil