Acredite, eu sei… manter uma criança com tanta energia para gastar, passar o dia inteiro dentro de casa com essa situação de difícil entendimento para ela, é um tanto quanto desafiador – risos!!!. Principalmente, para quem está trabalhando em home office, que mesmo estando em casa, tem seu tempo limitado. Mas em meio toda essa turbulência, não podemos esquecer as necessidades das nossas crianças e o simples fato de brincar a ajuda a superar bem esse momento!

Hoje, mais do que antes, as brincadeiras são recomendadas como principal atividade das crianças, ajudando assim no desenvolvimento da independência e formação da personalidade. As brincadeiras não estruturadas, ou seja, objetos que não são brinquedos em si, mas que a criança fazem deles parte de alguma brincadeira, são enriquecedoras para a imaginação e adaptação da criança. 

Historinhas são brincadeiras que ajudam no desenvolvimento saudável

Os livros e histórias infantis com todo um mundo literário que possibilita vivenciar inúmeras experiências e personagens permitem se colocar no lugar do outro, contribuem não só para a criança ter empatia, mas estar aberta a ter uma visão ampla do mundo que a cerca, afiando também sua habilidade de observação. A literatura enriquece não só culturalmente, mas também emocionalmente crianças e adultos.

Brincar com alguém estimula sentimento de empatia

O poder de socialização das brincadeiras, fortalecem as relações, o sentimento coletivo e de compartilhar, tão necessários no momento que estamos vivendo. É comprovado cientificamente que características comportamentais são 80% influenciados por fatores ambientais e 20% por fatores genéticos. Brincadeiras, principalmente na primeira infância, é determinante para que o indivíduo possa identificar sentimentos e emoções, ajudando a ser uma pessoa melhor futuramente, consigo e com o outro.  

Além de trabalhar atenção, memória e a criatividade, as atividades lúdicas são importantes para a resiliência, cooperação e autoestima. Construindo assim, habilidades que servirão para a vida toda. Você pode também separar um tempo para brincar com o seu filho, pois além de compartilhar o tempo juntos, esse tempo pode aliviar o seu estresse! 

Comece escolhendo alguns brinquedos para ajudar nessas horas – eu separei alguns para vocês:

Exemplos de brincadeiras para quarentena

  • Jogos de tabuleiros: como banco imobiliário, uno, detetive, dama etc; 
  • Fazer bichinhos com massinhas de modelar;
  • Teatro com carrinhos, bonecos e com legos – ou caixas de sapato – para construir edifícios;
  • Brincadeiras de papel e caneta: como adedanha, forca e caça palavras;
  • Caça ao tesouro: escondendo vários objetos pela casa e espalhar papéis com dicas ou mesmo ir falando as pistas para a criança;
  • Cozinhar: seu filho pode te ajudar a fazer um bolo ou o almoço especial de domingo;
  • Pintura: você pode baixar vários desenhos na internet, imprimir para seu filho colorir e pintar. 
  • Recorte e cola: em momento que estiverem juntos, vocês podem recortar revistas e colar em desenhos impressos.
  • Acampamento na sala com edredom, podendo utilizar cadeiras como suporte;
  • Cinema em casa: selecionar filmes para a família ver de tarde;


Existem inúmeras formas de criar brincadeiras e utilizar os mais diversos objetos para brincar, pois, assim vai trabalhando a imaginação do seu pequeno, de uma forma divertida, além de criar soluções e inovação desde novo.

Nanny Thaty Brasil