Acredite, eu sei… manter uma criança com tanta energia para gastar, passar o dia inteiro dentro de casa com essa situação de difícil entendimento para ela, é um tanto quanto desafiador – risos!!!. Principalmente, para quem está trabalhando em home office, que mesmo estando em casa, tem seu tempo limitado. Mas em meio toda essa turbulência, não podemos esquecer as necessidades das nossas crianças e o simples fato de brincar a ajuda a superar bem esse momento!
Hoje, mais do que antes, as brincadeiras são recomendadas como principal atividade das crianças, ajudando assim no desenvolvimento da independência e formação da personalidade. As brincadeiras não estruturadas, ou seja, objetos que não são brinquedos em si, mas que a criança fazem deles parte de alguma brincadeira, são enriquecedoras para a imaginação e adaptação da criança.
Historinhas são brincadeiras que ajudam no desenvolvimento saudável
Os livros e histórias infantis com todo um mundo literário que possibilita vivenciar inúmeras experiências e personagens permitem se colocar no lugar do outro, contribuem não só para a criança ter empatia, mas estar aberta a ter uma visão ampla do mundo que a cerca, afiando também sua habilidade de observação. A literatura enriquece não só culturalmente, mas também emocionalmente crianças e adultos.
Brincar com alguém estimula sentimento de empatia
O poder de socialização das brincadeiras, fortalecem as relações, o sentimento coletivo e de compartilhar, tão necessários no momento que estamos vivendo. É comprovado cientificamente que características comportamentais são 80% influenciados por fatores ambientais e 20% por fatores genéticos. Brincadeiras, principalmente na primeira infância, é determinante para que o indivíduo possa identificar sentimentos e emoções, ajudando a ser uma pessoa melhor futuramente, consigo e com o outro.
Além de trabalhar atenção, memória e a criatividade, as atividades lúdicas são importantes para a resiliência, cooperação e autoestima. Construindo assim, habilidades que servirão para a vida toda. Você pode também separar um tempo para brincar com o seu filho, pois além de compartilhar o tempo juntos, esse tempo pode aliviar o seu estresse!
Comece escolhendo alguns brinquedos para ajudar nessas horas – eu separei alguns para vocês:
Exemplos de brincadeiras para quarentena
- Jogos de tabuleiros: como banco imobiliário, uno, detetive, dama etc;
- Fazer bichinhos com massinhas de modelar;
- Teatro com carrinhos, bonecos e com legos – ou caixas de sapato – para construir edifícios;
- Brincadeiras de papel e caneta: como adedanha, forca e caça palavras;
- Caça ao tesouro: escondendo vários objetos pela casa e espalhar papéis com dicas ou mesmo ir falando as pistas para a criança;
- Cozinhar: seu filho pode te ajudar a fazer um bolo ou o almoço especial de domingo;
- Pintura: você pode baixar vários desenhos na internet, imprimir para seu filho colorir e pintar.
- Recorte e cola: em momento que estiverem juntos, vocês podem recortar revistas e colar em desenhos impressos.
- Acampamento na sala com edredom, podendo utilizar cadeiras como suporte;
- Cinema em casa: selecionar filmes para a família ver de tarde;
Existem inúmeras formas de criar brincadeiras e utilizar os mais diversos objetos para brincar, pois, assim vai trabalhando a imaginação do seu pequeno, de uma forma divertida, além de criar soluções e inovação desde novo.