Uma das primeiras atividades que eu sempre indico aos novos papais, é a natação. Além de ser uma habilidade para a vida toda, ela estimula o desenvolvimento, faz com que o seu pequeno se divirta, e é um ótimo incentivo aos seus pequenos praticarem atividades físicas, principalmente no inverno. Sem contar que é mais um momento que pais e filhos passam juntos e fortalecendo ainda mais seus laços afetivos desde cedo . Após passar nove meses em ambiente uterino, os nossos pequenos amam ficar na água, eles possuem o reflexo natatório (ou de apneia). Ou seja, debaixo da água, eles prendem a respiração, fecham a boca de forma automática e começam a mexer os braços e as pernas. Conscientemente? Não, mas é um estímulo voluntário que faz com que o bebê até um ano consiga aprender a nadar com facilidade caso seja estimulado. Então, por que não colocá-lo na natação?

Uma atividade que contribui para o desenvolvimento infantil

A natação para os bebês não tem o simples propósito de ensinar a nadar, mas de ajudar no desenvolvimento sensorial e na parte motora. Os bebês começam a conhecer melhor o seu corpo, aprende a fazer movimentos diferentes e conhecer novas sensações. A natação – e outras atividades esportivas – são essenciais para estimular a autoconfiança das crianças, as ajudam a se tornarem mais independentes e serem mais comunicativas, pois as atividades esportivas são sociáveis e na maioria das vezes, exigem trabalho em equipe. 

Alguns pediatras recomendam que o bebê comece as aulas de natação aos 3 meses de idade, pois os benefícios são maiores, já que desde cedo o bebê se acostuma com o ambiente aquático. Enquanto outros, recomendam a partir dos 6 meses, em que ele já recebeu todas as vacinas e os pais podem se sentir mais seguros com relação a infecções, pois o risco nessa fase é bem menor.,

 E há quem defenda que o ideal seja a partir dos 2 anos, argumentando que a criança consegue tirar melhor proveito das aulas, pois tem entendimento do que está acontecendo e se sente mais segura, também. Mas, tudo depende do desenvolvimento de cada um e o quão exposto o bebê fica à infecção. Na minha carreira como babá profissional, eu mesma fiquei encarregada de levar meus bebês nas aulas de natação (um privilégio, pois eu também aprendi bem cedo e amo nadar!). Na maioria das vezes, começavam quando tinham entre 6 e 12 meses. Aqui no norte dos Estados Unidos, onde o inverno é longo e o tempo ao ar livre acaba sendo limitado para as crianças devido às temperaturas subzero, a natação é uma das atividades ideais para as crianças usarem sua energia – que sabemos, têm de sobra. 

Para ajudar os pais escolherem a melhor opção para os seus filhos, falarei, aqui, os riscos e os benefícios da natação para bebês.

Os benefícios da natação para bebês

Nos parágrafos anteriores, dizemos de forma superficial dos benefícios da natação para o seu bebê, agora vamos explicar de forma mais aprofundada.

Familiarização com a água: apesar de ainda não terem a compreensão do que estão fazendo, sobretudo por água não ser um ambiente que eles possuem familiaridade. Ao ter contato, essa sensação irá sendo construída com o ambiente. Isso facilita sua aprendizagem a nadar quando mais velho, evita que se afogue e que tenha medo de nadar ou mesmo do mar futuramente. Como disse anteriormente, é uma habilidade útil para toda a vida.

Aumenta a conexão entre pais e filhos: além de ter um tempo a mais passando juntos e focados no que está acontecendo. Essa atividade trabalha muito com confiança e sensação de segurança que os pais, ou cuidadores, irão passar para os pequenos. Gerando, assim, maior conexão.

Melhora a parte respiratória: a natação ajuda os músculos do tórax  a serem fortalecidos, melhorando a respiração do bebê. Recomenda-se, principalmente, para as crianças que já possuem algum problema respiratório.

Estimula a coordenação motora: pois seu bebê irá se movimentar bastante, pode parecer brincadeiras balançar as perninhas e os bracinhos, mas são atividades fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Ajuda a ter um sólido sono: Pois é, além dos benefícios mercenários anteriormente, como um bônus, você vai ver que seu peixinho terá um ótimo sono depois dessa atividade, por conta do seu cansaço físico. Porém, é imperativo que você seja consciente do horário das aulas em relação à rotina do seu baby, e não forçá-lo a ficar acordado para fazer essa aula!

Riscos da natação para bebês

Como tudo que é bom tem, talvez um lado ruim, com a natação tem sim, alguns pontos que você deve considerar. Existem alguns riscos que a criança corre, principalmente quando é muito nova, são esses:

Riscos de infecções: quando muito novinho corre esse risco, primeiro porque o seu sistema imune ainda está em formação e, também, porque ainda não recebeu as doses da vacina para que o seu organismo crie alguma resistência aos possíveis vírus e bactérias.

Pode ocorrer um evento traumático: como seu bebê ainda não tem domínio do próprio corpo e ainda não sabe realizar os movimentos corretos, é possível que em algum momento, ele sinta muito medo de nadar mesmo com você por perto. É importante ensinarmos que cair e levantar faz parte da vida. O que não pode ocorrer é ele levar esse medo para sempre. Nunca force, empurre, ou jogue sua criança na piscina – mesmo se tem alguém para pegá-lo -, para não alimentar esse medo. Pode desenvolver problemas auditivos: os pais devem ter cuidado para que não entre água no ouvido do pequeno, podendo ocasionar alguma doença, como otite. Infelizmente, esse é um dos riscos que é mais difícil de se evitar 100%.

Nanny Thaty Brasil