Muitos pais reclamam por seus pequenos sempre pegarem os objetos na casa, tirando tudo do lugar e fazendo bagunça. Muitos pais não entendem, mas esse é um comportamento natural do desenvolvimento do bebê. Ele está explorando coisas novas e o toque é uma forma de conhecer um novo mundo, e que até pouco tempo atrás, não tinha acesso. Sem contar que, esse senso de curiosidade, quando apropriadamente nutrido e celebrado, é algo que facilitará seu aprendizado a vida toda.
Perceba que ele se esforça em alcançar os objetos, ao conseguir segurá-lo, fica virando-o de um lado para o outro, esse comportamento é fundamental para o desenvolvimento dele.
Um estudo da Universidade de Pittsburgh recomenda que os bebês de 3 meses brinquem bastante de pegar os objetos e explorá-los, pois isso vai desenvolver uma grande habilidade de explorar coisas novas e ter foco mais tarde.
Outras habilidades vão sendo desenvolvidas sobre efeito cascata no desenvolvimento da criança. Podemos até pensar que isso não faria muito sentido, mas, por exemplo, a coordenação motora fina está diretamente ligada no auxílio da construção de um vocabulário vasto e uma melhor linguagem no futuro. O aprendizado nunca depende de um único fator, é sempre algo integrado.
Apesar do bebê já nascer com uns reflexos de sobrevivência, eles ainda são involuntários; esses reflexos só se tornam intencionais com o decorrer dos meses. Existe uma substância chamada mielina, que está ligada diretamente a direção dos impulsos nervosos e que vai se espalhando pelo corpo no decorrer do tempo. Conforme a mielina vai se espalhando pelo organismo, o bebê vai ganhando mais controle sobre o seu corpo e como o movimenta. Essa substância é espalhada em nosso corpo até os 20 anos de idade, porém 90-95% desta substância é criada e dispersada até os 2 anos de idade.
Como estimular o meu filho?
Você não precisa treinar o seu filho nem ficar em cima dele para que ele pegue os objetos, esse será um comportamento natural que o seu pequeno irá desenvolver gradualmente. Você pode ajudá-lo ao preparar seu ambiente e os objetos ao seu alcance, mas faça isso de forma bem leve para que a criança não se sinta pressionada. Até os 3 meses, ter chocalhos ou mesmo um brinquedo pendurado no teto acima do trocador de fraldas irão ajudar a estimular essa vontade e ao seu pequeno reter a atenção nisso, trabalhando o foco. Já nos 4 ou 5 meses, quando o bebê já tem coordenação motora para poder segurar as coisas que ver ao seu redor, deixe os objetos, que não oferecem nenhum risco a saúde dele, no chão para que seu filho tenha acesso e possa pegá-los.
Por mais que o cérebro do bebê funcione como uma esponja, que vai retendo tudo o que vê e faz mais rapidamente quando possui incentivo, busque fazer isso, somente após os 2 meses, para que a criança não se sinta sobrecarregada e super-estimulada. Como mencionei em artigos anteriores, se estimularmos os nossos pequenos sem que estejam preparados para isso, podemos prejudicar, em vez de ajudar o seu desenvolvimento.
A melhor forma de contribuir nos primeiros anos é dar e criar as condições ideais para que seu pequeno possa desenvolver suas habilidades de forma livre e saudável. É importante que ele possa explorar esse mundo novo sem ser moldado o tempo todo com repressões por conta de bagunça ou trabalho que irá dar para os pais em manter a casa arrumada, a roupa limpa, ou qualquer coisa do tipo.
Coloque-o em espaço que o ofereça segurança e que ele tenha os brinquedos à sua volta para poder ir pegando, e dê um brinquedo só para ele pegar e observe como a criança irá reagir. Além disso, não deixe muitos brinquedos de uma vez, deixe 3 ou 4 brinquedos que ele possa escolher o que prefere. Pois, isso pode deixar o seu pequeno disperso, sendo que o propósito da brincadeira é justamente o contrário, mantê-lo focado. Mas sempre diversifique os brinquedos para que a criança possa conhecer novas texturas, sons, e formas.
Você também não precisa dar a sua criança apenas brinquedos fabricados, ofereça outras coisas como objetos comuns da casa que ela possa brincar. Perceba que as crianças preferem objetos que, para nós, são aleatórios, como copos, panelas, colheres, chaves, enfeites… Qualquer outra coisa que seja bem mais simples que aqueles brinquedos elaborados, que custam uma fortuna, certo? Isso é justamente porque elas querem pesquisar e conhecer coisas novas que a desafiem, que possam fazer testes. Elas viram de um lado, apertam, arremessam – risos -, colocam na boca para poderem sentir melhor as texturas e por aí vai. Essa é a forma delas conhecerem o nosso mundo, tudo é novo para ela, e ainda mais esses objetos que já fazem parte do nosso ambiente, mas por vez, ainda fora do alcance dela.
Já os brinquedos prontos, em sua maioria, não tem muita coisa nova para elas. Porque eles já têm uma utilidade definida e muitas vezes não é preciso usar a imaginação e explorar todas as possibilidades que os outros oferecem. Já tem o direcionamento ali, não as desafiam. E isso, inclusive, pode fazer com que as crianças aprendam apenas um único jeito de brincar, restringidas a ver novas possibilidades. Alguns dos meus brinquedos favoritos são os que estimulam a criatividade e imaginação aberta, como blocos de montar, massinha, bolas de tamanhos, texturas e pesos diferentes.