Foi só alguns meses e quando você viu, seu pequeno deixou de ser um bebê que não conseguia se virar para aquele serzinho que vive em movimento. Todo esse dinamismo – rolar, saltar, virar-se e engatinhar -, significa que ele está enxergando e percebendo que o mundo ao seu redor é bem maior do que ele pensava. Agora, é possível chegar nas pessoas e nos lugares com muito mais facilidade do que antes. E nem sempre você estará por perto ou atento ao que ele faz. Depois de alguns meses do seu nascimento, ele tem seus órgãos e sua estrutura óssea fortalecida, ele pode se movimentar, segurar e largar os objetos. Por isso, é preciso que os pais e cuidadores tomem algumas medidas, criando um ambiente mais seguro que seja à prova do bebê.

Alguns itens da casa precisam ser retirados e, outros, devem ser adquiridos para a segurança do seu bebê. Vamos começar listando os que precisam ser retirados:

Eletrodomésticos: ou qualquer objeto que quebre e cabos devem ser retirados para fora do quarto ou do cômodo que a criança fique mais;

Troca de fraldas: tome sempre cuidado quando trocar a fralda do bebê em uma mesa alta, pois pode correr o risco dele rolar e cair. Se preferir usar o trocador, sempre fique com a mão sobre ele, não se distraia por um só segundo para que não corra o risco dele cair;

Berço: a partir dos 12 meses, o risco de sufocamento e morte súbita diminui, então  seu bebê pode começar a dormir com sua naninha ou bichinho de pelúcia.  No entanto, o colchão deve estar na configuração do trilho mais baixo, e afastado de cortinas, e venezianas, interruptores elétricos, e objetos em geral que o bebê possa alcançar. Ainda é recomendado o uso de saco de dormir ao invés do cobertor – o que também ajuda o seu bebê a não suceder ao tentar sair do berço sozinho – risos.  

Quinas e cantos pontiagudos: tenha cuidado com os cantos, quinas pontiagudas e as bordas de mesa, evitando que se machuque, caso o bebê corra em sua direção. Você pode colocar uma peça de silicone ou borracha temporariamente, ou opte por não deixar seu bebê sozinho perto destes móveis. Gradualmente, com sua ajuda, guie o bebê aos arredores para que se familiarize com o perigo, e como se comportar em certas partes da casa.

Tomadas elétricas: cubra as tomadas elétricas, mesmo que pareçam inofensivas, pois os bebês adoram colocar coisas e mesmo seus dedos em buracos que pode causar choque. 

Armários: Use travas nos armários, mantenha os pequenos longe de louça ou qualquer coisa que quebre. Medicamentos, produtos de limpeza e tudo mais devem ficar fora do alcance da criança. 

Fogão: Fique atenta ao forno e fogão ligado com crianças por perto. Crie o costume de usar as bocas do fogão da parte de trás, pois, há também muitos acidentes nessa categoria.

Já os itens que podem ser adquiridos, facilitam na segurança do bebê e providenciam grande segurança aos pais:

 Bebê-conforto

Conhecida como cadeirinha, esse item é obrigatório para que os bebês possam andar em veículos. Preste grande atenção no manual de uso de cada um, pois diferentes marcas possuem diferentes modos de usar. Você pode pensar que seu bebê está pronto para estar de frente na cadeirinha, mas o correto não é por questão de idade, e sim a combinação do peso e altura de cada criança, o que também varia com cada produto Saiba também que seu bebê não deve ser colocado na cadeirinha com um casaco “puffer” no inverno!

Tela de proteção retrátil

As telas de proteção são muito funcionais para quem possui crianças pequenas e animais domésticos em casa. Pois, evita que eles passem para ambientes que provoquem algum risco ou mesmo que caiam de alguma altura, como é o caso de apartamentos.

Travas para gavetas

As gavetas são muitas vezes representam risco até mesmo para adultos. Pois, quando o bebê engatinha, é preciso ter o acompanhamento de tudo que seu pequeno faz para que não vá a locais que representem perigo. E muitas gavetas, principalmente na cozinha, obtém objetos cortantes e pontiagudos, que é o receio de todas as mães.

Protetor de tomadas

Como dissemos acima, sobre as tomadas, os bebês as adoram, porém, elas são um grande problema para eles. Ter protetores de tomadas é essencial para que não corram o risco de ter choques. 

Travas para vaso sanitário

Outra coisa que é muito importante ter cuidado com as crianças pequenas é com a água. No banho, é mais tranquilo conseguir manter seus olhos sobre eles, porém evite que se empolgue muito e tenha sempre um tapete antiderrapante. 

O vaso sanitário é outro objeto que se deve ter cuidado, não só por conta da higiene, mas pode ocorrer do bebê ficar preso e se machucar. Por isso, deve investir, também, em travas para vaso sanitário. É um “item” de baixo custo que irá proteger o seu pequeno de possíveis acidentes.


Como foi dito nesse artigo, os pais podem adquirir itens para a segurança do bebê e ter a necessidade de retirar alguns para que possam mantê-lo seguros. Obviamente, será necessário a adaptação de todos da família, mas saiba que é temporário e a prevenção é sempre a melhor escolha. Nessa primeira fase, é preciso, para que não ocorra nenhum mal ao seu bebê e, lógico, conforme o tempo, a vida retorna ao seu percurso normal.

Categorias: Segurança

Nanny Thaty Brasil