Um marco na história do seu recém-nascido é o primeiro banho do bebê. Porém, muitos pais de primeira viagem se perguntam como e onde dá-lo. E imagina, banhar uma criança tão pequena, delicada, que está se contorcendo e, bem provável, chorando, é preciso prática. Por isso, não fiquem nervosos, é normal não ter muito jeito em um primeiro momento, afinal, todos começamos assim. Mas conforme o tempo for passando, ficará mais fácil e você terá mais prática em dar banho no seu bebê. Logo, seu bebê irá amar tomar banho e essa também se tornará uma rotina tranquila.

Quantas vezes na semana é preciso dar banho no bebê?

Por ser um recém-nascido, três ou quatro vezes por semana é o suficiente. Mas é preciso manter a região da fralda bem limpa, além das mãos e o rosto, limpe essas áreas várias vezes ao dia. De resto, o banho só é necessário quando realmente o bebê está sujo, o que quase não ocorre com os recém-nascidos – a não ser as fraldas explosivas! Após algum tempo, quando a pele do seu bebê torna-se mais resistente e o coto tiver caído, pode começar a dar banho todos os dias. Muitas vezes, esse banho é introduzido na rotina antes de dormir. Inclusive sendo uma forma do seu bebê relaxar e se preparar para o sono.

Dando banho de esponja em seu recém-nascido

No período em que o coto do cordão umbilical do seu bebê não cair (leva em média de 10 dias e três semanas após o nascimento para cair), o mais recomendado é lavá-lo com uma esponjinha para evitar que o coto do cordão fique molhado.
Vamos explicar como é o procedimento:

  • Em uma superfície firme, sobre uma toalha ou pano, coloque o seu bebê.
  • Mantenha o seu bebê coberto, embalado, retire o tecido de um membro por vez e o limpe 
  • Se por acidente, você molhar o coto do cordão umbilical, pode ficar tranquila. Basta secar suavemente com uma toalha, dando batidinhas.

O grande banho

Após o coto do cordão umbilical cair, seu bebê já pode tomar um banho de verdade, seja no chuveiro junto com você ou na banheira. Independente de qual das opções você escolher para banhar o seu bebê, não o coloque em uma superfície dura, sempre acolchoada para ficar mais confortável. Se achar que irá precisar de ajuda, peça, isso não é problema. Eu até aconselho. Coloque tudo que você irá precisar próximo, para que você não interrompa o banho procurando coisas que esqueceu de pegar ou estão longe.

Faça uma lista, por exemplo:

  • Uma toalha grande com capuz
  • Um paninho macio ou esponja
  • Pedaços de algodão
  • Sabonete líquido para bebês
  • Uma escova ou pente para bebês
  • Loção para pele do bebê
  • Pomada para assaduras
  • Fralda

Se for usar a banheira, precisa enchê-la mais ou menos em 5 cm de água morna somente, é suficiente para um bom banho. Os primeiros banhos não precisam ser longos, mas precisam limpar direitinho o bebê. Segure bem o bebê, firme, mas retire suavemente as sujeiras ou algum resíduo acumulado. É preciso segurar a cabeça e as costas dele ao dar banho. Preste também, muita atenção nessas áreas:

  • Os órgãos genitais e a região onde fica a fralda.
  • As mãos e os pés. Verifique se os dedos estão limpos.
  • Limpe e seque bem todas as dobrinhas – pernas, braços e pescoço onde acumulam bastante sujeira.
  • O rosto. Se as sujeirinhas se acumularem ao redor dos olhos, tire com um pedaço de algodão suavemente.
  • Axilas – fiapos de lençóis podem se acumular aqui.
  • Atrás das orelhas.

Cuidados com os cabelos do recém-nascido

A maioria dos bebês nascem carequinhas, mas, mesmo assim, é sempre bom quando seu bebê já puder tomar banho, lavar com shampoo suave de bebê. Aplique, apenas, um pouquinho. Sempre lave o cabelo primeiro e depois o resto, para que o seu bebê não fique com a água do shampoo no corpo.

Temperatura da água do banho do bebê

A pele do seu bebê é muito delicada, bem mais que a nossa. A água que tomamos banho, por mais que pareça confortável para a gente, é muito quente para os bebês. Antes de molhar seu bebê, teste a temperatura da água com seu punho ou cotovelo. Essas regiões são mais sensíveis ao calor que a mão. A água deve estar mais para quebrar a friagem do que morna, quente nunca. 

Não se assuste se ele chorar nos primeiros banhos, é uma forma dele reagir a esse algo novo que não conhece. Cante, converse e faça carinho no bebê para acalmá-lo. Eu garanto que logo, aprenderá a gostar de tomar banho.

Nanny Thaty Brasil