Se antes os pais já se viam preocupados com a qualidade de educação que oferecem aos seus filhos, assim como, maior segurança e conforto. Com a modernidade e a valorização das habilidades psicoemocionais até mesmo no mercado de trabalho, cada vez mais, procura-se educar crianças para que sejam emocionalmente saudáveis. Com a pandemia do coronavírus e o fechamento das escolas, muitos pais se sentem sobrecarregados. Pois além das crianças ficarem em casa durante todo o dia, tem os deveres escolares que precisam de suporte de um adulto para serem feitos. E com os pais trabalhando em casa, além de não poderem dar conta dessa nova função que lhes couberam, precisam de silêncio e tranquilidade para cumprir com seus compromissos. 

Porque é preciso se capacitar?

Todas essas questões fazem com que muitos pais procurem por babás educadoras e mais capacitadas, que possuem formação, experiência e tenham boas referências. Sabemos já há um bom tempo que a criação de nossos filhos não é algo intuitivo como pregavam. E que há de fato, métodos que nos ajudam a formar adultos melhores e mais bem preparados.

Logo, os pais estão cada vez mais exigentes e atualizados com relação a educação parental e quais profissionais irão contratar para fazer parte desse papel tão importante na vida das famílias. Tem sido cada vez mais comum pais em busca de babás que saibam falar um segundo idioma, que tenham habilitação, que possuem formação superior ou algum curso sobre desenvolvimento e educação infantil. Além disso, é preciso ensinar as habilidades sociais, como empatia, colaboração, boas maneiras (etiquetas), conseguir se comunicar bem, construir hábitos saudáveis com relação à alimentação e higiene. 

Vantagens da capacitação

São inúmeras as vantagens de ser uma profissional bem capacitada, pois, além de você ter uma remuneração maior, praticamente o dobro do que uma profissional que não é qualificada, muitas tem a opção de escolher o empregador – assim como eles nos entrevistam, nós também temos a oportunidade de entrevistá-los, já que somos altamente requisitadas e frequentemente possuímos mais que uma oferta de emprego. 

Algumas vagas possuem uma remuneração realmente muito boa. Isso não só traz benefícios econômicos, como na sua vida em geral, você consegue otimizar seu tempo. Você pode trabalhar menos por um valor maior, melhorando sua qualidade de vida – que tem sido minha escolha nos últimos 5 anos.

Além de conseguir se manter como uma profissional mais competitiva no mercado, já que a maior procura, hoje, são por profissionais qualificadas. E ainda pode se tornar uma referência de profissional na área. Babás capacitadas deixam os pais mais seguros com relação a qualidade do trabalho que será executado. Logo, é tão qualificado quanto a educação que é oferecida numa creche e a criança ainda pode ficar em casa, recebendo total atenção da profissional. Esse é o principal motivo das contratações de uma babá profissional. 

Atribuições da babá

O cotidiano da babá como profissional é totalmente voltado para educação e cuidados com as crianças. É preciso, então, ter conhecimento de todos os aspectos que envolve o desenvolvimento e a educação infantil, como: recreação, necessidades básicas, saúde e bem estar, o sono e a segurança. 

É importante que a babá tenha um amplo conhecimento de diversos métodos, pois sabemos que cada família tem a sua singularidade, e irá se adaptar a um tipo de rotina que mais tenha a ver com o estilo de vida da sua família no momento. 

Alguns conhecimentos como de enfermagem, psicologia, pedagogia, primeiros socorros e nutrição infantil são recomendados adquirir para ser uma babá qualificada. Além de cursos da própria indústria. 

Todas as atividades que forem delegadas a babá tem que estar presente no contrato de prestação de serviço. Por exemplo, se a babá precisa arrumar as dependências que a criança utiliza, se tem que dar banho, fazer o alimento da criança e lavar as roupas dos pequenos, entre outras atividades relacionadas à criança. 

É importante frisarmos que como babá, a principal preocupação da profissional tem que ser com o bem estar e engajamento da criança e não com as tarefas domésticas. Sendo as atividades mencionadas acima para serem feitas quando a babá não está ocupada cuidando da criança. 

O papel da babá como educadora

Desde quando nascemos construímos hábitos que permeiam nossas vidas futuramente; são hábitos que permanecem e geram consequências, que podem ser boas ou ruins – dependerá de quais hábitos adotamos em nosso cotidiano. E, justamente, para que as crianças possam crescer mais saudáveis que é importante a construção de bons hábitos desde sempre. Ter um sono regulado, uma alimentação saudável, boa higiene pessoal e um emocional equilibrado é o que todo pai quer para o seu filho. Portanto, o papel de uma babá educadora é fundamental, pois essas habilidades de vida, são estabelecidas nos primeiros anos de vida, antes mesmo da criança começar a ir à escola.

O tempo todo em que estamos convivendo com uma criança, estamos ensinando algo. Mesmo que ela só esteja vivenciando ou presenciando uma situação, ela irá tirar algum aprendizado da situação vivenciada e tenderá, inclusive, repeti-la. Crianças têm o aprendizado bem acelerado, são bem observadoras. E é imprescindível que a babá tenha bons modos e compostura para que sirva de exemplo.

Apesar de muitas pessoas associarem babá educadora com aquela que irá ensiná-la as disciplinas escolares. Na verdade, é educadora, justamente, por conhecer todas as metodologias com relação ao desenvolvimento infantil. Pois o ensinamento se dará nos cuidados da babá com a criança, na forma que trata as pessoas. É o conhecimento de vida, a curiosidade que terá em aprender, os modos em que vai lidar com as pessoas, o comportamento diante de um desafio, etc. Obviamente, a babá educadora tem o conhecimento para auxiliar nas tarefas da escola, mas, principalmente, a babá educadora educa para a vida! A babá estimula e molda a criança a preparando melhor, também, para receber o conhecimento acadêmico. 

Nanny Thaty Brasil