Muitos pais se sentem frustrados por seus filhos não dormirem a noite toda ou/e sozinhos, apesar disso ser normal com recém nascido e bebê. O sono durante toda noite é um processo de aprendizado, um hábito que, também, precisa ser adquirido. Logo, leva tempo para o neném se acostumar com os horários. Talvez, poucos pais tenham conhecimento disso, é necessário alguns rituais para ajudar o seu filho a se adaptar à sua nova realidade
Sono é um hábito
Por nove meses ele viveu em um ambiente sem regras, é natural que o bebê desconheça nosso modo de viver fora do útero! Além disso, não nascemos com o ritmo circadiano, esse será desenvolvido com o tempo. Diferente dos adultos que têm sono profundo, os padrões de sono do bebê são em ciclos mais curtos e mais leves, em média de 50 a 60 minutos até os nove meses, o que facilita os despertares mais frequentes.
Estabeleça uma rotina do sono
Por isso é importante ter uma rotina de sono para que o seu bebê comece a entender o que é dia e o que é noite. Tente não deixar que ele tenha cochilos mais do que 3 horas cada durante o dia. Durante a noite, mantenha uma luz baixa ou uma luz azul, que não atrapalhe a produção de melatonina. Tenha um ritual noturno que não envolva claridade, agitação e telas de eletrônicos, isso ajuda o organismo do seu filho entender que é hora de desacelerar e, assim, ele vai construindo uma rotina de sono saudável.
Segurança e independência contribuem para um bom sono
Ensine-o a dormir sozinho! Eu sei que é doloroso para você não estar perto dele o tempo todo, porém, essa é uma peça chave, para que ele tenha um sono saudável agora e futuramente, pois não terá vícios que o acorde ou o deixe estressado em caso de despertes sem você por perto. Não retire ele do berço assim que fizer barulho. Tente acalmar com batidinhas leves em seu peito, ou fazendo o chiado shhhhh. Você precisa fornecer essa oportunidade para o seu bebê aprender a se acalmar sozinho, e consequentemente, voltar a dormir. No início será difícil, aliás, ninguém gosta de ouvir bebe chorando!!! Use um cronômetro e na primeira noite, espere de um a três minutos antes de “desistir” e pegar o bebê no colo, e depois vá aumentando. Se você for consistente, ele vai aprender rapidinho!
É importante notar também que muitas vezes, os pais pensam que os filhos estão acordados quando, na verdade, é um despertar normal que todos temos. O sono REM que é mais leve, pode causar movimentações dos olhos ou do corpo e até fala! Os pais na ânsia de colocá-lo de volta a dormir, acabam na verdade acordando, e pior ainda, assustando-os. Por isso é importante deixar o bebê dormir sozinho para que ele tenha o hábito de permanecer ou voltar a dormir entre ciclos vá se fortalecendo sem obstruções.
Bebês têm o sono curto
Esse padrão de sono REM é 50% do total de sono dos recém nascidos e chegando a 30% até os 3 anos. Ter um sono saudável durante a primeira infância é importante para o desenvolvimento da criança, com relação a não só a questão neurológica, mas como psicológica e psicossomática. Os Papais não precisam se desesperar, mas precisam aprender técnicas que ajudam seus filhos a construir hábitos saudáveis, nessa fase determinante. É normal seu filho não dormir durante a noite toda e tudo bem.