Sabemos que a maioria dos pais são protetores por quererem o melhor para os seus filhos.. É comum os pais correrem para os médicos em caso de qualquer doença física, sendo fácil identificar uma ferida ou doença aparente. Mas, muitas vezes, quando a situação é uma criança com dificuldade de convívio social, não tem bom comportamento na escola e tem momentos de raiva imparáveis, os pais não sabem o que fazer e se veem inseguros de buscar ajuda. 

Segundo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que uma a cada cinco crianças, apresentam algum transtorno emocional ou comportamental. Sabemos que os pais reconhecem quando algo não está certo, mas a sua dificuldade é em descobrir o que é e o que fazer. Por isso, fiz esse artigo para te ajudar. 

Como identificar transtornos em crianças

Esperamos que os pais saibam identificar potenciais problemas com relação à psique e ao emocional da criança. No entanto, muitos pais desconhecem os sintomas e sinais das doenças psicológicas em seus filhos, e às vezes até em si mesmos. Quando, por experiência, sabem identificar, porque já estejam familiarizados com os transtornos psicológicos, os sintomas em adultos são muitas vezes distintos do que se apresenta na infância.

As crianças ainda não sabem descrever suas emoções e, talvez, nem identificar o que as afligem e o que as preocupam. Além disso, ainda há muito preconceito por conta de todo o estigma relacionado aos transtornos mentais, o uso de ansiolíticos e os custos do tratamento, fazendo com que os pais optem por não buscar ajuda profissional. 

Quais problemas de saúde mental podem afetar as crianças?

As crianças podem ter os mesmos transtornos mentais que os adultos, apesar de seus sintomas aparecem de formas diferentes, devido sua falta de maturidade. Crianças que sofrem com depressão, diferente dos adultos, não demonstram tristeza, mas raiva. São diversas as variações dos sintomas. Por isso é necessário se educar, e saber que crianças também podem apresentar os seguintes transtornos:

Transtornos de ansiedade

Os pequenos podem desenvolver transtorno de ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, fobia social e transtorno de ansiedade generalizada. A ansiedade é um problema que se torna grave quando se tem em excesso, atrapalhando, inclusive, fazer as atividades cotidianas. Sabemos que crescer e passar por fases é normal na vida de uma criança, mas precisamos ver até onde todas essas alterações são saudáveis. 

Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

Esse transtorno pode ser mais fácil de identificar, pois seus sintomas são mais aparentes como a dificuldade de concentração, falta de atenção, hiperatividade e a impulsividade. Inclusive, podem apresentar todos esses sintomas, enquanto outras têm apenas um ou alguns sintomas. 

Transtorno do espectro do autismo (ASD)

Chamamos de espectro pois existem vários níveis dentro desse transtorno, a modo que dizemos não existir duas pessoas no espectro idênticas e raramente aparecem sem dificuldades no aprendizado.  

 O transtorno do espectro do autismo é um distúrbio que pode ser considerado grave para o desenvolvimento infantil e a criança pode apresentar ainda na primeira infância, na maioria dos casos, antes dos três anos de idade. No entanto, pesquisas recentes compartilham que a identificação desse transtorno no sexo feminino demoram, às vezes até a adolescência!

 Apesar dos indícios e dependendo da gravidade do desenvolvimento, o TEA tende a dificultar mais a comunicação e interação da criança com outras pessoas. Podendo ser tratada desde cedo para que a criança aprenda a lidar melhor com o mundo ao seu redor.

Comportamentos que podem ser indícios de problemas psicológicos em crianças

Por mais que pessoas dizem que é passageiro, quando o comportamento persiste, começa a se tornar desesperador. Por isso, é importante se atentar a alguns sinais para que não chegue a esse estado. E pedir ajuda a um especialista a tempo. Essas dicas foram retiradas do livro: Ann Douglas, Parenting Through the Storm: Encontre Ajuda, Casa e Força Quando Seu Filho Tem Problemas Psicológicos.

  1. A criança tem mais dificuldade de concentração na escola
  2. Seu pequeno bate ou intimida outras crianças.
  3. A criança se automutila.
  4. Seu filho não tem convivido com amigos e familiares, na verdade, os evita.
  5. A criança tem mudanças repentinas de humor.
  6. O pequeno vive com as emoções à flor da pele, com momentos de raiva ou muito medo.
  7. Seu filho não tem energia ou motivação.
  8. O pequeno está com dificuldade para dormir e tem pesadelos frequentes.
  9. A criança reclama bastante de dores e desconfortos físicos. 
  10. Seu pequeno não tem mais cuidado mais da aparência

Se seu filho apresenta algum desses sintomas regularmente, saiba que eles podem não ser comuns para seu desenvolvimento. E caso a família não esteja passando por algum momento estressante, pode sim ser sinal de uma predisposição a doenças psicológicas. 

A melhor forma de conseguir um direcionamento correto, com compreensão da situação e esperança, é com a ajuda de um psicólogo especializado. Tente dialogar com seu pequeno, converse e ajude-o a nomear seus sentimentos e descrever o que sente.

Converse também com professores e pessoas que convivem com sua criança para lhe notificar, caso identifique qualquer comportamento estranho. Eu aconselharia manter um diário de comportamento, se souber, escreva o que levou a certo comportamento, quanto tempo durou, etc. Descreva todo o cenário e compartilhe essas entradas como psicólogo, podendo assim facilitar possivelmente um  diagnóstico.

Entenda que, nesses momentos, é importante que você também se cuide, pois é preciso estar forte para ajudar seu pequeno a conviver e superar essa fase. Conhecer pessoas que estão passando ou passaram pela mesma situação ajuda bastante a não se sentir isolado e ter alguém que entenda o que você está passando. 

Categorias: Saúde e bem-estar

Nanny Thaty Brasil