Com a quarentena, muitos pais andam estressados e sobrecarregados, pois além de terem que trabalhar em casa e se adequar à nova realidade. Agora, precisam lidar com o aprendizado virtual, ou estudo a distância, algo que não estavam habituados. Por conta disso, a indústria das profissionais domésticas está em alta. Muitos pais estão em busca de babás para não só cuidar dos seus pequenos, mas também para ajudá-los nos afazeres da escola. 

Se você está procurando uma babá para a sua família, aqui vão algumas perguntas que devem ser feitas, além de outras questões que é importante refletir antes de criar uma vaga em algum site ou fazer anúncio de contratação. 

Primeiro conjunto de perguntas

Quais são as necessidades da minha família? Preciso de ajuda em quê?

Reflita em todas as coisas que você irá precisar. O que você irá querer que sua babá faça? Quando você precisará de cobertura? Você precisará de alguém somente para o horário da escola ou para outras atividades também? Você precisará de alguém no turno da manhã para ajudar a preparar o café da manhã dos pequenos?

Ou, imaginemos, que você é mãe de recém-nascido, você precisará de uma babá em período integral? Ou você pretende dividir o seu tempo e se dedicar um pouco ao seu pequeno, mas ainda assim, precisará de uma babá por meio período? Você quer só uma babá ou uma profissional que te ajudasse também nas tarefas domésticas? Como fazer comida? Dar banho nas crianças e prepará-las para dormir?

Segundo conjunto de perguntas

Qual o poder aquisitivo da sua família e o quanto podem investir em um profissional? Esse orçamento é possível ser garantido por um ano? Você estaria disposta a fazer concessões? Existe alguma forma de economizar ou planejar os cuidados com os pequenos, por exemplo, ter os avós com eles um ou dois dias por semana, enquanto sua babá lhe ajude por 3 dias? Na sua região, com a qualificação que procura, qual é o valor médio salarial de uma babá? Quais são os regulamentos e normas trabalhistas para a contratação de babás?

Terceiro conjunto de perguntas

Quais são todos os meus requisitos? Eu quero alguém graduado ou apenas com experiência prática? Ou eu poderia contratar alguém sem experiência e treinar? Eu preciso de alguém que dirija?

Última pergunta indispensável

Você está pronto(a) a confiar os cuidados do seu filho a alguém?

Infelizmente, nem todos os pais podem ficar em casa com os seus filhos e é bem natural que se sintam desconfortáveis e relutem para voltar ao trabalho. Se você se sente assim e não tem alternativas, é importante compartilhar o que você sente com o seu parceiro (a) e seu/sua cuidador(a). Pode não parecer eficaz, mas compartilhar o que você sente e fazer com que outras pessoas entendam e vejam o que te preocupa, podendo te apoiar, tem impacto positivo nessa próxima fase que você está buscando. A maioria de nós, babá, somos compreensivas com relação a isso.

Faremos o possível para que essa transição seja fácil. O desenvolvimento da criança é um trabalho em equipe. Obviamente, os pais estão muito próximos das crianças enquanto estão executando suas atividades. Obviamente, existem casos em que a mãe prefere apenas cuidar das crianças em vez de trabalhar fora e tudo bem. Mas é preciso ser sincero com você mesmo, com o seu parceiro e com as futuras babás, pois só assim poderão todos trabalhar em equipe. 

Agora que você respondeu todas as essas perguntas, você terá conteúdo para criar uma vaga de emprego que descreva suas necessidades para que possa achar a pessoa ideal para te ajudar nessa tarefa tão especial. 

Nanny Thaty Brasil