Você já percebeu que alguns bebês possuem uma crosta branca ou uma descamação? Geralmente na cabeça, mas pode ser em qualquer outra parte do corpo. Ela é conhecida como dermatite seborreica do bebê ou crosta láctea, comumente chamada; bem comum e apesar de não aparentar muito bem, não é algo ruim para o seu bebê e some voluntariamente em alguns meses. Infelizmente, não tem como curá-la rapidamente, mas há algumas coisas que você pode fazer para amenizar a irritação da pele do bebê.

O que é crosta láctea?

A crosta láctea pode vir junto com uma vermelhidão leve ou irritação da pele. Geralmente, aparece na cabeça, no rosto, na orelha, pálpebras, no nariz e na região da virilha. O lado bom, é que a crosta láctea não é contagiosa, não dói nem coça, não causa desconforto e nem marcas. 

Muitas vezes a crosta láctea é confundida com eczema e caspas, mas o pediatra pode te ajudar a confirmar ao dar o diagnóstico, pois ao contrário da crosta láctea, a eczema causa sim coceira e desconforto.
Às vezes, a crosta láctea aparece após o bebê passar da fase de recém-nascido, quando já passou alguns meses, ou até mesmo quando é uma criança pequena. Ela só dura, de fato, alguns meses, mas em alguns casos pode durar até um ano e, ocasionalmente, precisa de um shampoo de tratamento para fazê-la sumir. 

Causas da crosta láctea

Não se sabe exatamente as causas da crosta láctea, mas muitos pediatras afirmam que não é por falta de higiene ou alergia a algum tipo de produto ou substância que esteja usando no bebê. O que pode ocasionar a crosta láctea é a passagem de hormônios da mãe para o bebê durante a gravidez, aumentando a produção de óleo das glândulas sebáceas e folículos e, assim, retém as células mortas da pele. Outro motivo, pode ser a malassezia, um fungo que se junta com bactérias e se alimentam de sebo. 

Lave o cabelo do bebê intercalando alguns dias com shampoo suave de bebê, sendo que isso possa ajudar a prevenir a crosta láctea.

É possível tratar a crosta láctea?

A crosta amarelada ou esbranquiçada não é fácil de tirar, no entanto, esses dicas podem te ajudar a acelerar sua remoção ou aliviar a crosta:

  • Lave o cabelo do bebê, uma vez por dia. Pergunte ao pediatra se pode usar shampoo de bebê próprio para retirar as crostas e de quanto em quanto tempo pode usá-lo.
  • Penteie suavemente o cabelo do bebê e use uma esponjinha para poder tirar a descamação. Não arranque ou esfregue a crosta láctea. Se soltar muita casquinha, lave onde tem crosta para tirá-las.
  • Se as crostas não saírem, você pode tentar massagear o local com óleo de coco ou rosa mosqueta, uns minutos antes do banho. Dessa forma, fica mais fácil de tirar as mais resistentes. Depois lave o cabelo com o shampoo próprio para bebê.

Quando procurar seu médico

Se caso, o uso do shampoo não estiver causando nenhuma melhora, se a aparência da crosta láctea não estiver boa ou se ela se espalhar pelo corpo do bebê, procure o pediatra, para que ele possa prescrever um shampoo ou um creme apropriado para isso ou que funcione como um tratamento antifúngico. Por mais que a gente veja por aí soluções caseiras e naturais, o ideal é não fazer nada sem a autorização do pediatra do seu bebê.

Categorias: Saúde e bem-estar

Nanny Thaty Brasil