A filosofia Waldorf

Todos os pais buscam dar aos seus filhos a melhor educação que podem, pois será sua criação enquanto pequeno que irá definir quem ele será quando adulto. Existem inúmeras metodologias de ensino e linhas pedagógicas que direcionam os pais, os profissionais domésticos e as escolas na criação dos nossos pequenos. É sempre bom pesquisar o máximo que puderem, ver quais métodos tem mais a ver com a ideologia e interesses da família. Por isso, hoje, vamos falar sobre a filosofia Waldorf.


O que é filosofia Waldorf?

A filosofia Waldorf nasceu em 1919, no período pós guerra. Com o propósito de educar as crianças não só intelectualmente, mas, também, emocionalmente, tendo como base que, antes de conseguir ter um intelecto desenvolvido, é preciso ter uma base emocional sólida.
Logo, seu conceito é educação com liberdade e cooperação. Tem como base educar o ser humano por completo, buscando desenvolver a parte psíquica, espiritual e fisiológica da criança. Atualmente, a filosofia Waldorf está presente na educação das crianças em mais de 80 países.

Mesmo sendo muito diferente do que estamos acostumados a ver nos lares que conhecemos e pode parecer até esquisito para quem não a conhece, a filosofia Waldorf não é tão complicada quanto parece e é muito enriquecedora, seja no desenvolvimento educacional como no desenvolvimento humano. Aliás, seu principal propósito é em priorizar formar seres humanos antes de formar bons alunos, que tiram boas notas.
Essa filosofia tem como premissa, também, uma alimentação mais saudável, em que os pequenos crescem sem comer doces e alimentos industrializados. Massas, só as integrais. A única coisa que segue o tradicional, são nas brincadeiras, pois elas trabalham a coordenação motora e a sociabilidade. Até os brinquedos são confeccionados como um artesanato, feito de material natural como madeira e lã.
É como se estivesse vivendo em uma cidade interiorana, até as crianças maiores, ainda brincam de pique, casinha, amarelinha, aquelas brincadeiras que criança brincava antes da tecnologia. Todo o espaço tem que ser pensado buscando dar autonomia e desafiar a criança, para que, assim, trabalhe o desenvolvimento corporal e o autoconhecimento. A família participa ativamente da educação da criança, não só em casa, mas em seu cotidiano escolar.

A escola que utiliza a filosofia Waldorf


Geralmente, nas escolas que utilizam a metodologia Waldorf, as crianças têm aula de crochê, aprendem um segundo idioma e tem aula de música, trabalhando diversas habilidades. Já alfabetização é mais tardia, por volta dos sete anos, e não costumam utilizar livro didático ou caderno com pauta. Também não tem as avaliações de desempenhos tradicionais – prova-., e tem como ferramenta de ensino, artesanato e as artes.
Por outro lado, os pequenos já escrevem de caneta tinteiro, como os adultos, em vez de lápis, como no ensino tradicional. Nas atividades de colorir já usam aquarela e não giz de cera.
Apesar das escolas e professores terem bastante liberdade para criarem o currículo dos alunos, obviamente, seguem todas as diretrizes do MEC, portanto, os alunos têm aula de português, matemática, ciências como nas outras escolas também. O que muda é a forma e a intensidade do conteúdo que é lecionado.
Além disso, a criança tem um tutor para cada etapa da sua educação, sendo assim, no período da educação infantil, ela irá conviver, apenas, com um professor. Pois, dessa forma, eles irão criar vínculos mais fortes.

Os benefícios da filosofia Waldorf

São inúmeros os benefícios da filosofia Waldorf, pois além da criança observar e aprender a lidar com o seu corpo, sua alma e seu lado espiritual, essa filosofia respeita o dom de cada um, e, dessa forma, o aprendizado é bem mais espontâneo e orgânico. Não existe proibição de nada, apenas o cuidado de apresentar cada coisa no momento certo, quando ela tem maturidade para compreender o que lhe foi apresentado.
Devido toda autonomia dada, as crianças crescem com mais força, sabendo fazer suas escolhas e guiando a si mesmas. E por ter uma infância com brincadeiras tradicionais, aprendem a ser solidárias já que sempre brincaram em equipe. São edificadas com valores como cooperação e respeito pelas outras pessoas, pois a filosofia Waldorf sempre respeitou o ritmo de cada um. Aprendendo também, a desfrutar da natureza, respeitando-a e defendo-a.
A criatividade e imaginação são trabalhadas através das histórias e contos infantis, além do convívio familiar, já que é recomendado que os pais leem sempre para os seus filhos.
A criança se sente mais segura para arriscar na vida, já que na filosofia Waldorf é mais naturalizado perguntar, ter dúvida e errar. Muitos adultos têm medo de errar e ficam paralisados, ao ponto, de muitas vezes não correr atrás dos seus sonhos. A filosofia Waldorf entende que uma criança precisa ser compreendida e aceita, pois dessa forma ela produz muito mais.

Nanny Thaty Brasil