Entrevistas são sempre um dos maiores desafios das babás, pois é o primeiro passo para a nova jornada profissional. E sabemos que no nosso trabalho em especial, as entrevistas são bem mais rigorosas, pois a profissional escolhida cuidará da criação dos filhos de uma família, entrará na casa dela e fará parte da sua rotina. Portanto, não é fácil para os pais, também, achar a profissional ideal. 

Por muito tempo fomos condicionados a falsa ideia que ser babá não é uma profissão, um trabalho qualificado. E por conta disso, muitas babás deixaram de estudar e se qualificar para obter melhor preparo para o mercado de trabalho. Precisamos entender que isso é um grande erro, pois, além de não nos diferenciarmos como profissional, não ficamos à frente dos novos conhecimentos sobre o universo da criança, que por sinal, mudam constantemente, nem as tendências de mercado.

Como, agora, em que felizmente as famílias vêm buscando cada vez mais profissionais qualificados para cuidar de seus pequenos. Muitas famílias têm tido dificuldades de achar babás qualificadas que atendam suas necessidades. A verdade, é que, hoje, os pais se sentem mal por não terem tanto tempo para os seus filhos e querem compensar o período que estão ausentes com uma boa educação e com alguém que irá dar amor aos seus pequenos.

Porém,sabemos que não é fácil determinar todas as necessidades, descrever vaga, pôr anúncios e fazer entrevistas. Após percorrerem toda a jornada de descoberta de como contratar a babá ideal, nada mais justo que encontrá-la. Por isso, resolvi fazer esse post sobre quais as características e questões que os pais mais levam em conta numa contratação. 

1. Se candidate a vagas que só tenham a ver com você e suas necessidades

Primeira coisa que você deve ter em mente é que assim como qualquer outra família, essa será a sua rotina e estilo de vida. Logo, é essencial que você só se candidate a vagas que, de fato, tenham a ver com o seu perfil e suas necessidades. É preciso ter em mente que, além de não ser sustentável, trabalhar em um ambiente o qual você não se identifica, ter que se preocupar em encontrar outro trabalho para suplementar o salário e cobrir seus gastos, ou ter que mudar todo seus horários, aulas, ou outros afazeres sem que esses sejam seu desejo inicial, ou viável, acaba de colocando em uma situação longe de ser ideal.

Com certeza, uma das características que os pais mais valorizam nas babás é a sinceridade. Por isso, avalie se a carga horária se encaixa na sua agenda, se a vaga exige que a babá durma na residência e como seria essa rotina para você. Entre outros fatores como: a idade da criança, quais os cuidados ela necessita, se tem alguma doença específica, quais as tarefas estão incluídas no cargo e se você atende todas essas demandas. Quais conhecimentos a família exige e se a remuneração está de acordo com as funções desempenhadas e a sua qualificação e experiência.

2. Prepare-se para a entrevista

Faça um script e desenhe um mapa do que irá falar na entrevista, como por exemplo: porque saiu do último emprego, quais foram os maiores desafios – lembrando sempre que não se deve falar mal dos empregadores anteriores – qual era sua rotina com a antiga família e como era sua relação com ela. Não deixe de falar sobre o que você está procurando nesse novo cargo, o que seria a família e emprego ideal para você, tendo em mente a família com quem estará fazendo a entrevista. Pois a família irá querer saber se você de fato se enquadra na descrição da vaga e eles também os veem nesse novo relacionamento profissional de sucesso. 

3. Tenha referências profissionais

Sempre que possível peça uma carta de recomendação de famílias antigas ao sair do trabalho. Pergunte também a essas famílias se pode passar o contato deles como uma referência, pois muitas famílias se sentem mais seguras ao poder ouvir de um antigo contratante como foi a experiência com a babá e como é o seu trabalho no dia a dia. Cartas e até cartões de aniversário ou Boas Festas onde seus antigos empregadores agradecem pelo seu trabalho, ou compartilham o quão você é importante parte da família também são ótimas provas que podem ser incluídas no seu portfólio de busca! Colher depoimentos para postar em seu site ou em suas redes sociais é, também, uma forma de passar mais segurança aos futuros empregadores. 

4. Priorize uma formação adequada

Apesar de não ser uma profissão que exija algum nível de escolaridade mínima, é sempre bom colocar todos os seus cursos e certificações em seu currículo. Você pode não ter ensino superior, mas completou treinamentos e outros cursos profissionalizantes. Obviamente, quanto mais cursos e conhecimento você tiver, maior destaque terá no mercado de trabalho. Coloque, também, todas as suas habilidades desenvolvidas ao passar dos anos na sua jornada como babá. 

5. Faça cursos na área e coloque em seu currículo

Continuando sobre o tópico acima – alguns cursos são, praticamente, obrigatórios para quem deseja ser uma babá profissional de sucesso e são cursos disponíveis no mercado, que você não tem dificuldade de encontrar, como:

  • noções de primeiros socorros para cuidados infantis;
  • cuidados com recém-nascidos;
  • brincadeiras e atividades educativas que estimulam o desenvolvimento;
  • conhecimentos de psicomotricidade;
  • disciplina positiva;
  • desfralde;
  • nutrição/alimentação infantil;
  • noções de etiqueta.

6. Observe critérios de higiene e preparação de alimentos

Outro ponto que os pais levam muito em conta é sobre os cuidados com a higiene da babá, pois, muitas vezes, a babá irá precisar cuidar da alimentação dos pequenos. Então, é preciso saber tudo sobre a higiene e preparo de alimentos para os pequenos. 

Tenha sempre esse cuidado no seu emprego atual, em como lavar as frutas e verduras, desenvolva as habilidades em como preparar refeições nutritivas. E, também, estude sobre a relação da criança com os alimentos para que a eduque corretamente para desenvolver hábitos saudáveis. 

7. Seja resiliente e comunicativa

Trabalhe bastante sua comunicação para que você consiga se relacionar com diferentes tipos de pessoas e situações. Sempre notifique os pais de tudo o que acontece com a criança, como é a sua rotina, o que fizeram durante o tempo que ela ficou sob os seus cuidados. O mesmo é válido para sua inteligência emocional, desenvolva-a e a trabalhe. É uma habilidade essencial que devemos desenvolver para sermos boas babás. Principalmente, para se adaptar a rotina e as regras de cada família, que muitas vezes, serão diferentes da sua realidade até então. 

8. Confira sua saúde e disposição

É importante cuidar da sua saúde também, para que a família perceba que você tem condições, por exemplo, de cuidar da criança durante longas jornadas, às vezes de 12, 14 horas, e que você consegue aguentar bem essa rotina que pode ser bem agitada dependendo da idade das crianças. Certifique-se que você está apto a exercer todas as funções, possui energia e também horário para descanso e um sono reparador ao encerrar suas tarefas depois de um longo dia. 

Nanny Thaty Brasil