Ao longo dos anos, as famílias tinham definições e modelos pré estabelecidos de seus membros, normalmente pai, mãe e filhos, e das funções que exerciam neste núcleo familiar.

A família atual não se apresenta em sua configuração como as famílias de antigamente. Essa modificação nas configurações familiares é resultado, principalmente, das transformações sociais, como, por exemplo: a maior longevidade, o menor número de filhos e a maior expectativa de vida, que provocaram alterações na estrutura e dinâmica familiar, entre elas o convívio de várias gerações e até a realidade de morarem em um mesmo ambiente, compartilhando as tarefas da casa e os cuidados da família.

O conceito de parentalidade, cada vez mais utilizado, refere-se aos cuidados parentais e as relações entre pais e filhos, citado principalmente em estudos sobre famílias na atualidade.

Analisando os estudos sobre a história das famílias e das relações familiares, percebe-se que o termo parentalidade é recente, e que nem sempre esteve presente, pois é resultado de uma evolução, assim como as relações familiares e as funções parentais, que foram construídas ao longo da história, conforme as transformações da sociedade.

Percebo que, ainda existem muitas dúvidas sobre o que é de fato educação parental, e estou aqui para te ajudar. Se você tem dúvida de como a parentalidade influencia a sua família, comente aqui nesse post ou me envie a sua dúvida através do direct. Estarei respondendo todo mundo!

Nanny Thaty Brasil