Esses últimos meses têm sido difíceis para todos nós. Medo, incertezas, desafios em setores importantes de nossas vidas: como saúde e financeiro. Além disso, conseguir trabalhar em home office, fazer as tarefas domésticas, ser esposa ou não – e mãe, já não é fácil. Agora, ainda estamos encarregadas das atividades que nossos filhos fazem na creche e na escolinha. 

Segundo o relatório da Oxfam, deste ano, as mulheres são responsáveis por 75% do trabalho não remunerado no mundo, aquelas tarefas que não tem horário fixo e que não acabam. E que permitem os outros terem mais tempo para realizarem seus afazeres cotidianos e ter boa qualidade de vida. Porém essa vantagem, muitas vezes, quem realiza essas tarefas não remuneradas, não tem.

Falta de suporte 

Hoje, não podem contar com a importante rede de apoio que costumavam ter – sejam os profissionais domésticos, que precisaram ser dispensados para a segurança de todos; os avós e outros familiares que estavam sempre presente, mas, neste momento, precisam se resguardar também ou amigos que ajudavam compartilhando a mesma realidade durante um café. Crianças demandam muita atenção, mães costumam ser solicitadas o tempo todo e com essa jornada quase quádruplas, com a quarentena, a exaustão pode ser grande. 

Mom burnout

Muito utilizado nos Estados Unidos, o termo Mommy Burnout fala sobre o estresse e o cansaço crônico de mães que vivem sobrecarregadas por conta de toda a sua rotina pessoal, profissional e com a maternidade. É normal ficarmos cansadas de vez em quando, mas quando isso já é parte do cotidiano, você não se vê mais motivada a fazer o que gosta e vive no automático, não é normal mesmo. Aliás, não podemos romantizar essa cultura de ser super mulher como se não fossemos humanas, todos nós temos limites e tudo bem!

Geralmente, as mães que se cobram excessivamente em busca de uma perfeição inexistente costumam desenvolver transtornos psicológicos sérios e, por isso, é importante conscientizarmos dos malefícios da autocobrança e que você não precisa dar conta de tudo e não há problema nisso. Sempre fique atenta à frequência e intensidade do cansaço, do desânimo, dos pensamentos negativos e da falta de vontade de ter autocuidado. A mãe se sente tão sobrecarregada, com tanto estresse que, um momento, ela pifa e não tem mais forças para agir. E caso você sinta todos esses sintomas com frequência, super recomendo que procure ajuda profissional.

Algumas técnicas podem ajudar nessa quarentena:

  • Não se cobre tanto, todos nós estamos passando por um momento difícil, lidar com isso já é um grande desafio por ser tudo tão novo e imprevisível. Além da nova realidade do mundo, você tem que se adaptar às mudanças do seu lar quando nem mesmo os seus filhos estão habituados ainda com o atual cenário. Tudo isso gera tensão. Muita calma nessa hora e respire fundo!
  • Peça e aceite ajuda! Converse com o seu parceiro e com o seu filho, diga como você se sente e que está cansada além da conta e que todos têm um papel importante, que precisam colaborar para que ninguém se sinta sobrecarregado. Tente revezar com o seu companheiro os cuidados com as crianças.
  • Cuide da sua relação com o seu esposo, seus pais, seus amigos e seus colegas de trabalho.Faça um acordo com as pessoas com quem convive diariamente, de não conversarem sobre um determinado assunto que está gerando conflito, caso estejam alterados. Pois todos nós estamos mais estressados devido ao confinamento e a crise econômica. Fale o quanto vocês vão precisar ser um o suporte do outro. Seja carinhosa com seu companheiro e diga a ele que, também, precisa do mesmo. 
  • Estabeleça uma rotina com horários das atividades mais importantes como: refeições, trabalho, afazeres domésticos e um tempo para você. Porém, sabemos que nem sempre será possível segui-la à risca, pois nesse período o desgaste de toda situação nos deixa improdutivos, diminuindo nossa capacidade de atenção e de gerir o nosso tempo.
  • Descanse! Sei que ver televisão e ficar nas redes sociais é uma válvula de escape, mas pega esse tempo e durma! Não há prescrição melhor para o seu corpo e mente do que um belo descanso! Pois ficará mais disposta e, consequentemente, mais paciente e mais calma para tomar melhores decisões, além de manter seu sistema imunológico saudável.
  • Organize um cantinho para trabalhar, tente manter a casa o mais aconchegante possível para que sintam paz e com mais tranquilidade. É comprovado que o ambiente nos afeta, logo, uma casa organizada ajuda em seu estado espírito. Principalmente, num confinamento onde você não consegue ter tempo e nem espaço para si, e fica cansada do mesmo ambiente sempre.
  • Realinhe o suas expectativas e estabeleça prazos reais! Não adianta tentar abraçar o mundo de uma só vez! Estipule o que está ao seu alcance, as chances de se frustrar ficará bem menor e te manterá focada na realidade;
  • Não assista o tempo todo os noticiários – é importante se manter atualizado, concordo! Mas veja o suficiente para estar informada e, depois, foque em outras coisas;
  • Aproveite esse momento, reúna a família durante as refeições e atente-se que, agora, tem a oportunidade de compartilhar esse momento com eles que, antes, não tinham. E como isso é bom!
  • Se você está muito cansada, mas ainda tem tarefas para executar, tente delegar ou agendar para outro dia. Respeite o seu tempo e o seu corpo! Na maioria dos casos, acaba que não rendemos e levamos mais tempo para realizar a atividade do que num momento em que estaríamos bem. 
  • Tire um tempo para você fazer algo que goste sozinha – ler um livro, assistir um filme, comer aquela comida que você gosta, para recarregar as energias.
  • Faça um mini spa em casa – é necessário se sentir bem com sua aparência também, isso ajuda na autoestima e a ter mais confiança. Faça as unhas, uma máscara facial, hidrate o cabelo, tome um chá, escalde os pés…

Enfim, sei que não é possível fazer tudo nem tudo de uma vez. Porém, o mais importante, é  que você pode ir aplicando as dicas que são mais fáceis para você de acordo com a sua realidade e, assim, vai se habituando e inserindo outras que ainda não tinha seguido. De qualquer forma, pense que é uma situação passageira e que te ensinará muito. Nos momentos de crises costumamos saber identificar melhor o que é importante do que é essencial, nesse momento, o importante é focar no essencial.

Nanny Thaty Brasil