Bebês são seres muito frágeis e que ainda não têm maturidade para ter consciência do que lhe faz mal ou não. Por isso os pais sempre precisam ficar atentos, principalmente por conta da sua segurança. Sabemos que muitos pais não sabem ao certo o que devem deixar ou tirar de suas casas para a deixar mais segura para os seus filhos. É preciso estar atento aos pequenos detalhes, pois são neles que os acidentes acontecem. Então, vamos te passar umas dicas para te ajudar e que você consiga se sentir mais segura.

1. Permita que seu bebê fique no chão e junte-se a ele

Deixar seu bebê engatinhar pela casa te ajuda a ver quais objetos ele pode alcançar e quais não consegue. Por exemplo, ao engatinhar pela sala, você irá ver que os enfeites de vidro, ele pode tocar e quebrar. Assim como, as tomadas, com o risco de tomar choques, então, irá colocar protetor nelas. Ao juntar-se ao seu bebe no chão, você terá uma visão diferente que possibilita você mesma identificar esses pontos de perigo.

2. Bloqueie as escadas

Se tiver escadas pela casa, o ideal é colocar portões de segurança nas duas pontas da escada e sempre com uma altura que o bebê não alcance, sobretudo da sua abertura. Se você tem portões de pressão, tome cuidado, dependendo do peso do bebê, é possível mover o portão. Logo os portões que são parafusados na parede são uma escolha mais segura. 

 3. Corte os cabos

Verifique se tem algum cabo próximo do bebê, é preciso deixá-los fora de alcance dele. Inclusive as babás eletrônicas e telefones. Busque diminuir ao máximo a quantidade de fios em casa, busque aparelhos que utilizem conexão sem fio quando possível.

4. Proteja itens grandes e pesados

Os bebês quando começam a engatinhar, estão sempre pegando os objetos e subindo nas coisas. Fique de olho, tire de perto objetos muito pesados que podem machucar o seu bebê, caso ele tente pegar. Verifique também, se os móveis estão presos a parede, assim como os eletrodomésticos. Fique atenta às gavetas quando seu pequeno começar a abri-las, pois elas também podem causar acidentes fatais.

5. Trave quaisquer riscos potenciais

Varanda, sacada, garagem e banheiro, home office são cômodos que podem ter objetos que podem ser perigosos ou causar algum dano ao seu filho. Qualquer objeto que contenha substâncias químicas como produtos de limpezas, papelaria, tinturaria, objetos grandes e pesados ou pequenos demais devem ser retirados, pois representam perigo. É importante tirar isso tudo do alcance do bebê, guardando em um local alto e seguro.

6. Proteja todas as quinas e tomadas

Quinas pontiagudas são um perigo e seu bebê pode se machucar nelas frequentemente; coloque algo para cobri-la ao ponto que não apresente risco ao seu pequeno. Coloque protetores nas tomadas que dificultem a retirada do bebê. 

7. Ensine a andar com segurança

Logo que o seu bebê começar a andar, ensine-o a subir e a descer escadas; mostra-lhe que ele precisa sempre segurar o corrimão, olhar para baixo e não pode descer correndo. Tire os tapetinhos que podem fazê-lo cair ou tropeçar. De início as crianças não têm essa percepção que nós que já andamos de forma tão voluntária temos.

8. Não deixe seu bebê sozinho

Até os recém nascidos podem virar para o lado ou virar de bruços, mesmo que acidentalmente. Logo, não permita que o seu bebê fique sozinho no carro, na banheira, trocador ou qualquer outra superfície. Se for preciso fazer algo, leve-o contigo. Não deixe o bebê em lugar algum sozinho, principalmente nos lugares mencionados acima.

9. Certifique-se de que os produtos que o bebê utiliza são seguro

Para que você tenha segurança, tudo o que for comprar precisa ter o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Sempre revise para ver se há alguma peça solta, pontas cortantes ou pintura danificada. Não deixe de registrar o produto, pois se houver alguma chamada de segurança, os manufaturadores são obrigados a entrar em contato com consumidores que compraram esses produtos. 

Outras dicas importantes:

  • Evite alimentos como uvas com caroços, amendoim, balas duras, cenouras crua cortada grande antes dos dois anos de idade;
  • Sempre dê comida ao seu bebê sentado, não permita que seu filho se movimente muito com comida na boca. 
  • Tome cuidado com peças soltas de brinquedos, elas podem machucar e ele ainda pode ingerir causando asfixia.
  • Olhe as roupas por todos os lados para ver se não há partes soltas ou qualquer coisa que possa se enroscar no pescoço do bebê ou em seus dedos.
  •  Coloque telas ou grades nas janelas, para evitar queda. A tela também evitará a entrada de mosquitos. 
  • Quando for trocar ou banhar seu recém-nascido, fique atenta a seus cabelos. É comum encontrar fios de cabelos da mãe em volta dos dedinhos e na área na fralda e é preciso cuidado para que esses não prendam a circulação. 
Nanny Thaty Brasil