A hora de ficar de bruço ou “tummy time” é um termo designado para o momento que o bebê fica de barriga para baixo, e é muito incentivado pelos especialistas por ter vários benefícios físicos e motores e, também, muito importante para fortalecer os músculos das costas e do pescoço. É através dessa posição o bebê desenvolve suporte muscular necessário para permanecer sentado, engatinhar, e consequentemente andar.

Sabemos que muitos pais tem medo e colocar o filho de bruço devido síndrome a morte súbita, no entanto, essa atividade é recomendada apenas com monitoração de um adulto, e por breves momentos durante o dia.

Nunca deixe seu bebê dormir de bruços!

Estimula a coordenação motora

 A criança começa a controlar o seu corpo de cima para baixo, pois o desenvolvimento muscular inicia no pescoço, em seguida vem o tronco, quadril e, por último, as pernas. Quando o bebê  fica de bruços, ele levanta o pescoço para ver as coisas ao redor assim usando os antebraços como suporte, depois as mãos até conseguir alcançar objetos. Essas etapas são todo um preparo para começar a engatinhar, logo, se o bebê não fica nessa posição, ele não trabalha a musculatura e coordenação necessário para seu movimento.

Qual a melhor forma de colocá-lo de bruço?

Comece colocando-o na posição aos poucos.  Nas primeiras semanas coloque-o de brucos por 30 segundos no seu colo, ou peito antes de começar em outra superfície. Depois comece com um minuto e vai aumentando gradualmente, conforme for observando que seu bebê consegue apoio e seus músculo estão mais fortalecidos. Respeite o tempo do bebe. É natural que seu pequeno não se sinta confortável nas primeiras vezes, já que a força gravitacional o leva para baixo. Caso ele se incomode, coloque-o de bruços em sua barriga, fazendo com que ele fique de frente pra você. Porem, sempre com muito cuidado e atenção pois não é uma posição tão segura quanto o chão.

Se ele já consegue ficar bem de bruços, escolha um local tranquilo da casa, forre um paninho no chão e coloque os brinquedos preferidos do bebe por perto formando um círculo. De maneira nenhuma coloque o bebê na cama ou no berço durante o período em que ele estiver praticando a posição de brucos pois a cama e o berço são macios demais para o bebê se apoiar. Observe todos os movimentos, note se o corpo da criança está suportando bem, varie os locais para que ele veja novos cenários e tenha contato com novas texturas. Mude a posição conforme  necessário de forma que o neném  não cansar muito.Conforme o tempo, vai colocando os brinquedos um pouquinho mais longe para ele se esforçar cada vez mais ao tentar pega-los.

Faça isso duas vezes ao dia durante os primeiros meses. Aumente a frequência do exercício de acordo com a capacidade de adaptação do seu bebê, quando você menos esperar seu bebê já estará engatinhando. Jamais deixe seu bebe ficar de brucos sem seu monitoramento. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, dormir de barriga para cima diminui em 70% o risco de morte por asfixia, já que na posição de brucos o bebê não recebe tanto oxigênio. Por isso é importante estimular o seu desenvolvimento motor gradualmente, com a sua supervisão e prescrição médica.

Nanny Thaty Brasil