Por que devemos ver o desenvolvimento infantil de forma integral?

Eu venho falando sobre o desenvolvimento infantil de 0 a 3 anos, há algum tempo, mas sempre focando em um ponto ou visão específica, seja por meio da leitura, do brincar e do cérebro do bebê. No entanto, o que precisamos buscar entender e internalizar para que possamos praticar todos os dias é que o ser humano é um ser complexo. Precisamos trabalhar o desenvolvimento de forma holística e, por isso, precisamos falar de diversos processos importantes, que impactam diretamente o desenvolvimento infantil. Pequenas coisas que isoladamente, a gente acha que não faz diferença, mas quando junta com o todo, são determinantes para o desenvolvimento máximo do seu bebê.

Muitas vezes, os pais ou os cuidadores não têm essa consciência de olhar o todo ou analisar que pequenas coisas se encaixam como peças fundamentais para a criação e desenvolvimento da sua criança. A importância de um desenvolvimento baseado em cuidados holísticos é proporcionar um crescimento equilibrado para o seu pequeno. Sobretudo, com relação aos aspectos sensoriais, motores, psicológico, intelectual, físico e com relação à linguagem.

E esse desenvolvimento acelerado ocorre principalmente durante os primeiros anos, enquanto a parte neurocerebral do bebê está sendo moldada por nós, pais e cuidadores.

O melhor remédio ainda é prevenir

Existem bastante artigos, técnicas e abordagens sobre os tratamentos de patologias e transtornos que desenvolveram devido à influência do meio em que se vive. No entanto, poucas são as literaturas sobre as medidas de prevenção, como tornar o ambiente para o seu pequeno mais saudável, sobretudo quando pensamos nos transtornos psicológicos, emocionais e comportamentais. Para evitar que desencadeie esses tipos de doenças, é preciso não só entender o seu funcionamento, assim como, a sua causa. 

Quando se trata de crianças e a necessidade de identificar os possíveis gatilhos que podem levar a uma doença se desenvolver, verificamos que a maneira mais efetiva de evitar que isso ocorra, é com a conscientização dos que convivem com o pequeno. Nesse caso, não são somente a família, mas os cuidadores, escola e círculo de amizade, pois são pessoas com que seu filho passa grande parte do tempo. Logo, é fundamental pensarmos como deixar de investir em qualquer parte da vida do seu filho pode gerar consequências em seu desenvolvimento. 

Resiliência

Outro tema importante a ser discutido é como a resiliência se transforma em um fator determinante para a proteção do seu pequeno. Ter essa habilidade desenvolvida depende de construir um relacionamento positivo com, no mínimo, um adulto que tenha um grande vínculo afetivo com a criança. Além de uma crença espiritual, expectativa acadêmica, ter um ambiente familiar saudável, ter inteligência emocional e saber lidar com os desafios de forma assertiva. 

A escola influencia tanto quanto a família

A escola desempenha um papel tão importante quanto o da família na vida do pequeno, pois é responsável por grande parte do desenvolvimento da criança. Já que é através dela que é construída toda função social e a educação sistêmica, trabalhando a capacidade da criança de ser e fazer inúmeras coisas, criando e repassando uma cultura.

Outro ponto importante, será a relação que seu pequeno criará com seus professores, que por vez, podem resultar em uma criança que ama escola, ou não. Eu conheço muitos que não tiveram boas experiências nos anos escolares, e sempre me impressiono quando vejo o impacto que ainda há na vida deles, depois de tantas décadas.

Professores serão a voz de incentivo, encorajamento, e motivação. Aposto que se eu perguntar a você sobre seus antigos professores, você verá o quão eles afetaram seu aprendizado, não?

No geral, quando pensamos em aprendizado infantil, tanto em casa ou na escola, é importante saber que:

  • A educação integral tem como base ser centrada na criança, ou seja, todas suas ações são planejadas, analisadas e aprimoradas a partir do contexto em que a criança vive, seus interesses, necessidades de aprendizagem e desenvolvimento como um ser holístico. 
  • O desenvolvimento infantil integrado valoriza cada particularidade dos pequenos, entendendo que é preciso que sejam educados retendo conhecimento em inúmeras áreas e de diversas formas, fazendo com que bebês e crianças se desenvolvam e aprendam de acordo com a sua personalidade. Por isso, acredito ser preciso conhecer os inúmeros métodos e aplicá-los de acordo com a necessidade e interesses de cada um.
  • É um método contemporâneo em que alinha as necessidades do século XXI, tendo como foco a formação do senso crítico do indivíduo, de forma que ele seja independente, responsável em todas as áreas da sua vida.
  • É um método de educação inclusivo, pois reconhece a singularidade de cada um, suas múltiplas capacidades, construindo alicerces para que todos possam se desenvolver de forma espontânea e saudável.
  • É uma proposta alinhada ao senso de sustentabilidade, pois tem o compromisso educativo baseado em contextos, de forma dinâmica em que se pratica o que se aprende.
  • Promove equidade ao respeitar os direitos de todas as pessoas a aprender e ter acesso a oportunidades de ter uma educação centrada em suas necessidades, nas mais diversas frentes como: múltiplas linguagens, recursos, ambiente, conhecimento etc.
Nanny Thaty Brasil