Os dois temas que os pais temem entre a fase de recém-nascido para um bebê com mais meses de vida: é a regressão do sono que já falamos por aqui, e o nascimento dos dentinhos. Sabemos que é um período difícil, que o bebê tem dificuldade de dormir, fica manhoso, chora muito. E, como todos os pais, a gente acaba ficando nervoso em ver nossos pequenos sofrendo, é natural. Ninguém gosta de sentir dor e muito menos ver quem amamos sentindo dor. Então, para amenizar os incômodos com os dentinhos, estas sugestões são eficazes baseada nos meus 17 anos de experiência trabalhando com bebês:
1. Alimentos gelados
Frutas geladas como banana, pera, maçã, mangas, no geral, são saudáveis, geladinhas e ainda acalmam a gengiva que fica dolorida quando os dentes estão nascendo. É preciso tomar cuidado para o seu bebê não engasgar. Por isso, esteja sempre com seu bebê, e quando possível, coloque a fruta em um alimentador com rede ou faça um picolé, dessa forma, o seu bebê só irá chupar ou lamber a fruta. Não correndo o risco de ingerir pedaços grandes.
2. Toalha gelada
Pegue uma toalha pequena limpa e a molhe, mas tire o excesso, a deixa úmida, somente. Depois coloque na geladeira. Quando estiver gelada dobre-a para que seu bebê possa pegá-la, e o dê para coçar a gengiva, o geladinho ameniza a dor. Só não deixe o seu pequeno com a toalhinha na boca sozinho, para não correr o risco de asfixia. Sempre fique atento quando for utilizar essa sugestão.
4. Massageie a gengiva do bebê
Você pode fazer com os próprios dedos bem lavados ou utilizar uma dedeira de silicone para massagear a gengiva do seu bebê, faça movimentos circulares, mas delicadamente para não machucá-lo. Morder ou massagear a gengiva diminui a pressão e a dor da erupção dos novos dentes. No caso das dedeiras, sempre olhe a sua composição para ver se não solta algum tipo de substância tóxica.
5. Mordedor gelado próprios para bebês
Tenha brinquedos mordedores sempre na geladeira, para quando seu filho tiver desconforto poder usar. E mesmo que o tenha limpado antes, sempre o lave quando for dar ao seu pequeno. Atente-se se o seu bebê consegue segurar o mordedor sozinho, de qualquer forma, só o dê para o seu pequeno sobre a sua vigilância.
6. Colo dos papais
Muitas vezes, o melhor remédio é o colo da mamãe, ou do papai, é passar um tempo juntos. É uma forma do seu bebê se sentir mais seguro. Passe um tempo com ele, no cômodo que ele mais gosta da casa, coloque uma música que acalme. O enrole em uma manta como um charutinho e fiquem juntos descansando, isso irá deixá-lo mais calmo também.
7. Medicamentos
Caso o incômodo for muito grande e você esteja nervosa e preocupada com o seu pequeno, fale com o seu pediatra. Existem medicamentos naturais que podem ajudar sem prejudicar a saúde do bebê. Mas só utilize qualquer medicamento com prescrição médica.
8 – Camomila
A camomila sempre foi utilizada para acalmar a dentição dos bebês, além das suas propriedades calmantes, traz alívio. Você pode usar somente camomila, fazer uma infusão com outras ervas que acalmam. Pode congelar o chá como um picolé, dessa forma ele terá ação dupla, por ser gelado também.
9- Babadores
Os bebês salivam muito durante a fase de erupção. Para a pele e nem o bebê ficarem irritados, mantenha sempre um babador ou um paninho limpo para secar o queixo do bebê. O ideal é sempre o babador por ser mais prático e, assim, também evitar de molhar a própria roupa. Só tome cuidado para não limpá-lo tanto ao ponto de causar assaduras, limpe suavemente.