O conceito de desmame guiado pelo bebê, ou em inglês Baby Led Weaning, defende que seu bebê faça as refeições junto com a família a partir dos seis  meses de idade. Criado por uma agente de saúde, Gill Rapley, explica como os bebês ou crianças menores podem escolher seus alimentos e levá-los na boca com as mãos, aprendendo a se alimentar sozinhos. Para isso, os papais precisam deixar os alimentos cortados ao alcance dos seus filhos durante as refeições.     

Tem como característica uma alimentação mais saudável 

Segundo a OMS, a introdução alimentar é um complemento nutritivo ao leite materno depois dos 6 meses. Da mesma forma que o bebê domina a amamentação desde que nasce, esse princípio pode ser seguido para as próximas etapas de alimentação. Nessa idade, muitos bebês já conseguem se sentar sem ter algo o apoiando, conseguem levar objetos na boca com as mãos e têm mais curiosidade sobre o mundo que o cercam. 

Coloque os alimentos em porções de acordo com o que seu filho come e em formatos que ele consiga pegar e levar à boca com suas próprias mãos. Palitinhos de cenouras bem cozinhadas, gominhos de brócolis bem cozidos e beterraba em cubinhos são boas alternativas. Uma das características mais fortes do BLW é ser saudável, comer o alimento in natura em vez de papinhas industrializadas.     

Comer é vivenciar uma experiência

É normal que seu filho brinque mais com a comida do que comê-la, de fato, no início. Não insista ou obrigue a comer, nem faça barganha, a elogie ou prometa algo caso coma tudo. A relação com a comida tem que ser bem saudável, desde pequeno, sendo uma atividade que traga bem estar e saciedade. Não se preocupe se no início o bebê comer pouco, mesmo você oferecendo, até os 8 ou 9 meses é normal comer pequenas porções, pois leva um tempo para se habituarem e tudo bem. Lembre-se, essa comida é complementar e o leite materno continua sendo a fonte principal de nutrição. 

Ajuda o bebê identificar seus gostos e necessidades

Separe um momento em que seu pequeno não esteja irritado nem com muita fome e deixe que ele leve o tempo necessário para se alimentar tranquilamente. Respeite o tempo dele, não o apresse para comer. Uma das características do método BLW é que o bebê vive uma experiência diferente a cada refeição, descobrindo texturas e sabores. E, por consequência, começam a identificar o que gostam e o que não gostam de comer. Quando se come a papinha, por ter mistura de ingredientes e sua textura ser pastosa, não é possível identificar cada alimento. 
Além disso, seu filho será capaz de identificar quando está com fome e quando está saciado. Segundo o British Medical Journal, bebês que se alimentam com o método BLW têm menos chances de se tornarem crianças/adultos obesos do que os que consomem papinhas, pois aprendem, desde cedo, a regular seu apetite. Cria-se o hábito e a cultura de se alimentar bem, contribuindo para uma vida mais saudável.  E ainda estimula a independência, trabalha a coordenação motora e as relações sociais, ao fazer as refeições junto com a família.

Nanny Thaty Brasil