Um dos temas que são pouco abordados quando falamos dos cuidados com os recém-nascidos, e sobre os cuidados com o cordão umbilical, e sabemos que, a maioria dos pais de primeira viagem ficam um pouco intimidados com o cuidado, se estão fazendo as coisas certas ou não. O cordão umbilical não é algo difícil de cuidar, mas tem um processo, é preciso curar, secar e depois deixar o coto cair com segurança. Então, percebendo essa apreensão, resolvi fazer esse texto sobre os cuidados que é preciso ter com o cordão umbilical do bebê. As dicas a seguir vão te ajudar a proteger o coto umbilical:

  • A cada troca de fralda fique atento, especialmente na área em que está o cordão umbilical e ao seu redor. Limpe bem, para que não fique nenhum resíduo acumulado e nem que a região fique úmida. Mas limpe de forma delicada para não machucar. Os aplicadores que possuem ponta de algodão são bons para isso. Não se preocupe se pode doer, pois não há terminações nervosas no coto umbilical. 
  • Verifique sempre se chega ar no coto umbilical. Oxigenação do local irá ajudar a cicatrizar e secar mais rápido.
  • Não deixe que a fralda pressione o coto do cordão umbilical. Tente evitar ao máximo que a fralda pressione o coto do cordão. Dobre a parte superior da fralda para baixo ou, caso utilize fraldas descartáveis, escolha as que têm entalhe na parte superior. 
  • Não retire o coto do cordão, deixe ele cair voluntariamente. Antigamente, era sugerido esfregar o coto com álcool até cair, hoje, os estudos revelam que secar naturalmente e deixá-lo cair por si só é o melhor. 
  • Alguns bebês nascem com o umbigo para dentro, outros para fora. Muitos pais utilizam moedas, bandagens ou lenços para cobrir a região do umbigo e colocá-lo para dentro. Pensando que, assim, possa mudar o formato natural do umbigo que o bebê nasceu. Mas saiba que nada disso funciona e ainda pode irritar a região ainda mais, dificultando a cicatrização.
  • No período que o recém-nascido ainda tiver cordão umbilical, o mais recomendado é molhar rapidinho o coto do cordão com uma esponjinha (ou algodão) do que submergi-lo. Após o cordão cair, aí sim, pode dar banho no seu bebê tranquilamente na banheira. 

Identificando sinais de alerta

  • Observe se o cordão solta alguma secreção, caso solte pus amarelo, por exemplo. Ou ter algum mau cheiro ou caso a região ao redor fique um pouco avermelhada e inchada, são indícios que o cordão está infeccionado. Nesse caso, o recomendado é procurar um médico.
  • A região também pode estar vermelha devido ao ressecamento do coto do cordão que pode estar irritando a pele do bebê. Nesse caso, o ideal é você verificar se é, de fato, essa possibilidade. Marque a região que está vermelha e empurre delicadamente o coto, para que saia dessa região irritada. Espere por 30 a 60 minutos e verifique novamente como está a região. Se continuar com a vermelhidão e, principalmente, se passar dessa área. Aí, você deve pedir ajuda do pediatra do seu bebê imediatamente. Caso o contrário, era apenas irritação do coto e irá desaparecer espontaneamente em pouco tempo.
  • Às vezes, pode acontecer de pequenas quantidades de sangue sair do umbigo do seu pequeno, mas isso é normal, pois os vasinhos estão se separando. Se ver o sangramento, tente pressionar a região um pouco. Mas caso não adiante e o sangramento persistir por uns cinco a sete minutos pressionando-o, o ideal é procurar um médico.
  • Após o cordão umbilical cair, você pode sentir um caroço ou um nódulo úmido e avermelhado perto da região que o cordão umbilical caiu, esse nódulo pode aumentar mais um pouco e continuar pingando um pouco. O nome desse carocinho é granuloma umbilical. O pediatra pode dar um jeito nele com um remédio chamado de nitrato de prata.
Nanny Thaty Brasil